Wine 7.21 lançado com trabalho contínuo de PE, preparando-se para Vulkan 32 bits em 64 bits

Wine 9.1 lançado com melhor detecção de teclado Dvorak e melhorias no método de entrada
wine

O Wine 7.21 foi lançado como o mais recente instantâneo de desenvolvimento quinzenal deste software para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows no Linux. Assim, o Wine 7.21 lançado com trabalho contínuo de PE, preparando-se para Vulkan 32 bits em 64 bits.

Espera-se que o período de congelamento de recursos e candidato a lançamento comece no próximo mês para o Wine 8.0 , enquanto o Wine 7.21 é um dos poucos lançamentos de recursos quinzenais restantes antes desse início.

O Wine 7.21 continua a tendência contínua em torno da conversão de executável portátil (PE) e obtém a biblioteca OpenGL do Wine agora no formato PE, além de trabalhar no suporte para compilações PE multi-arquitetura. O Wine 7.21 também funciona para habilitar o suporte para jogos/aplicativos Windows Vulkan de 32 bits com o restante da pilha de software/driver do sistema de 64 bits, suporte para criar bibliotecas de importação sem dlltool, atualizações de dados de localidade e várias correções de bugs.

Existem 25 correções de bugs conhecidos com o Wine 7.21 que ajudam softwares como Visual Studio e Cherry MIDI Sequencer e Adobe Reader, juntamente com vários jogos.

Downloads e mais detalhes sobre as alterações do Wine 7.21 via WineHQ.org.

Google vai fornecer fabricação de silícon de código aberto sem custo da GlobalFoundries

O Google anunciou o financiamento para a fabricação de silício para projetos de código aberto participantes usando o kit de design de processo com a GlobalFoundries.

Como parte do esforço do Google para permitir que projetos de código aberto tenham acesso mais fácil ao design de silício e fabricação de chips, eles abriram recursos e cobriram os custos de projetos de código aberto para fabricar seus primeiros chips em um processo SkyWater de 130 nm seguido por uma atualização para o 90 nm da SkyWater processo. Em agosto, foi anunciado que o Google e a GlobalFoundries criaram um Kit de Design de Processo (PDK) de código aberto para atingir a plataforma de tecnologia “180MCU” de 180nm da GloFo.

Durante o anúncio original, ficou implícito que o Google continuaria a oferecer seu “programa de realização de silício sem custo” para cobrir os lotes iniciais de fabricação de chips para aqueles que concluíssem um projeto de chip de código aberto bem-sucedido. Com o programa SkyWater, o Google cobriu os custos de seis corridas de ônibus que permitiram a realização de 350 designs exclusivos de silício e cerca de 240 deles foram fabricados com sucesso.

Anúncio formal

O Google agora anunciou formalmente seu financiamento para a fabricação de silício de código aberto usando o PDK de 180 nm da GlobalFoundries. Haverá uma série de corridas de ônibus gratuitas usando o GF180MCU nos próximos meses. 

Assim como nas execuções anteriores, os projetos de silício devem ser totalmente de código aberto, devem ser reproduzíveis a partir dos projetos de origem, devem ser enviados dentro dos prazos determinados e devem ser aprovados nas verificações de pré-fabricação. Embora 180 nm não seja interessante para componentes de PC de ponta, 180 nm ainda tem muitas aplicações do mundo real e é usado em uma ampla variedade de áreas como IoT, automotivo e outros eletrônicos mais básicos.

A fabricação de 180nm para CPUs foi usada durante os dias de algumas CPUs Intel Celeron para Socket 478 (foto), bem como processadores AMD Athlon Thunderbird e Duron, entre outros. A fabricação de 180 nm da GlobalFoundries ainda é útil para outros ASICs – especialmente para projetos de código aberto em fase de arranque, onde os custos são cobertos pelo Google.

O primeiro ônibus de teste está em execução até 5 de dezembro para envios. Aqueles que desejam saber mais podem ver esta postagem no blog do Google em seu blog de código aberto, com este patrocínio de ônibus sendo anunciado em 31 de outubro, mas aparecendo apenas em seu feed RSS neste fim de semana.