Saiu neste final de semana a versão do Wine 8.9 com mais novidades em relação ao Wayland, atualização Mono 8.0. Antes do fim de semana de férias nos EUA, está o último lançamento quinzenal do Wine para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows rodando bem no Linux e em outras plataformas, graças a este projeto de código aberto.Notável com o Wine 8.9 está incluindo a terceira rodada do código Wine Wayland.
Wine 8.9 lançado com mais bits Wayland
A unidade nativa do Wine Wayland para suportar a execução de aplicativos do Windows diretamente no Wayland, em vez de ter que passar pelo X11 / XWayland, continua sendo um trabalho em andamento, mas é ótimo ver mais código sendo upstream. Esperançosamente, com o lançamento do Wine 9.0 no início de 2024, haverá um sólido suporte nativo ao driver Wayland.
O Wine 8.9 também muda para o motor Mono 8.0 e tem várias outras mudanças.
Motor mono atualizado para a versão 8.0.0;
Conclusão da conversão PE no driver PostScript;
Suporte de deslocamento Doppler em DirectSound;
Melhorias de desempenho do GdiPlus;
Várias correções de bugs.
Entre as correções do Wine 8.0 estão BC3000 sendo “terrivelmente lento”, correções do Silverlight 5.x, uma correção do Visio 2003 e até mesmo uma correção do Wine Notpead para usuários japoneses.
Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do Wine 8.9 via WineHQ.org.
Mais códigos Wine Wayland foram mesclados
Desde que os primeiros bits de suporte do Wine Wayland foram mesclados em março para a construção de um driver de exibição Wayland nativo, Alexandros Frantzis continuou enviando mais do código para revisão e upstreaming. Quarta-feira marcou o terceiro pedaço do código Wine Wayland a ser mesclado.
A fusão mais recente foi a “parte 3” do driver Wine Wayland, que é o código para lidar com eventos dinâmicos de saída Wayland (wl_output). Isso permite que o driver Wine manipule eventos dinâmicos do compositor Wayland e, por sua vez, propague essas informações para as configurações de exibição do Windows Win32 (Wine).
Wine 8.9 lançado com mais bits Wayland
Os interessados ??nos detalhes técnicos deste código agora mesclado para eventos de saída dinâmicos do Wine Wayland podem ver esta solicitação de mesclagem.
É bom ver o movimento contínuo no suporte Wayland para o Wine e esperamos que no lançamento estável do Wine 9.0 do próximo ano haja um bom suporte no local.
Open Image Denoise 2.0 da Intel traz SYCL para GPUs Xe, NVIDIA CUDA, AMD HIP
Entre as dezenas de excelentes componentes de código aberto da Intel – incluindo os muitos componentes que compõem seu conjunto de software oneAPI – está o Open Image Denoise. Durante anos, o Open Image Denoise tem sido uma excelente biblioteca de redução de ruído de alto desempenho para uso de traçado de raios.
Hoje, embora o Open Image Denoise 2.0 seja lançado e traga aceleração de GPU nos processadores gráficos Intel, AMD e NVIDIA.A atração principal do grande lançamento do Open Image Denoise 2.0 é a aceleração de GPU, semelhante a outros componentes de renderização Intel oneAPI que há muito tempo são baseados em CPU, mas desde então estendidos para oferecer suporte à aceleração de GPU para que o moderno hardware Intel Xe Graphics/Data Center GPU Flex Series/Intel GPU Max podem aproveitar seus recursos com este software.
O Open Image Denoise 2.0 oferece suporte a SYCL para uso em todas as GPUs Intel Xe DG2/Alchemist, desde a Arc Graphics de desktop do consumidor até a série Intel GPU Max. Assim como muitos outros componentes oneAPI da Intel, além de oferecer suporte a seus próprios dGPUs, eles também habilitaram o suporte para outros fornecedores de gráficos.
Complementando o back-end SYCL está o OIDn 2.0, que também oferece suporte a NVIDIA CUDA e AMD HIP para oferecer suporte a hardware de vários fornecedores com esta biblioteca de redução de ruído.
A versão Open Image Denoise 2.0 também possui novas adições de API, suporte para execução assíncrona, API de dispositivo físico para consultar dispositivos suportados no sistema e uma variedade de outras melhorias.
Detalhes sobre o lançamento do Open Image Denoise 2.0, juntamente com o download do código-fonte licenciado do Apache 2.0 ou dos binários do Windows/macOS/Linux, podem ser encontrados no GitHub.
Se esta é a primeira vez que você aprende sobre este grande projeto de código aberto, visite OpenImageDenoise.org. Estarei experimentando o OIDn 2.0 em várias CPUs e GPUs para testes de Linux conforme o tempo permitir.