Wine Wayland Driver dá mais um passo mais perto da linha principal

Weston 12.0: destaques e mudanças
collabora

O pedido de fusão para a chegada da primeira de “muitas” partes do driver Wayland para o Wine foi aberto esta manhã. Isso faz parte do esforço de permitir que os jogos/aplicativos do Windows em execução no Wine operem nativamente no Wayland, em vez de ter que passar pelo XWayland.

Nos últimos anos, houve muito trabalho para permitir que um motorista da Wine Wayland liderado por Alexandros Frantzis na Collabora tivesse mais funcionalidades trabalhando ao longo do tempo. O motorista da Wine Wayland espera ir para a linha principal da Wine este ano e o primeiro trampolim foi o pedido de fusão aberto esta manhã.

Frantzis comentou no pedido de fusão:

Esta é a primeira de (muitas) partes no upstream do motorista Wayland para o Wine. Como a quantidade de código e confirmações é grande, minha abordagem é transmitir o driver em várias partes de forma serial, com cada parte sendo um conjunto coeso (na medida do possível) de não muitos commits.

Quando cada parte for revisada e mesclada, passarei a propor a próxima parte. Meu principal objetivo com essa abordagem é tornar a revisão mais fácil e mais focada. Se você tiver outras ideias sobre como melhorar este processo para os revisores, por favor me avise.

Muitas peças precisam se encaixar antes que o motorista se torne remotamente funcional, então, alguns MRs (especialmente os iniciais) serão um pouco mais preparatórios por natureza.

Wine Wayland Driver dá mais um passo mais perto da linha principal

primeiro MR introduz os componentes PE e Unixlib do driver Wayland, juntamente com alguns dos códigos básicos.

Alexandros Frantzis tem trabalhado neste driver Wine Wayland por um tempo para evitar que o Wine tenha que usar o XWayland/X11 como é necessário atualmente no Linux. Wine Wayland Driver dá mais um passo mais perto da linha principal.

Embora provavelmente ainda demore um pouco até que esse driver Wayland se torne utilizável para uma experiência nativa de aplicativos/jogos do Windows no Wayland com o desktop Linux, é bom ver o progresso sendo feito em direção ao upstreaming.