WireGuard não estará no novo kernel Linux

Google adiciona VPN WireGuard ao kernel Linux do Android 12
wireguard

O novo kernel 4.20 ou 5.0 (o nome não está definido) possui muitos recursos inéditos. São aprimoramentos de suporte de hardware e outras alterações. No entanto,  algo que parece ficar de fora será a tão esperada funcionalidade WireGuard para um túnel VPN seguro dentro do kernel. Assim, ao contrário do que era previsto, o WireGuard não estará no novo kernel Linux.

A WireGuard não conseguiu entrar no net-next e nenhum pedido de pull foi emitido para obter esse recurso de rede na próxima versão do kernel Linux. O código continua a ser melhorado, mas parece que ficou difícil entrar neste ciclo de desenvolvimento atual.

Com o WireGuard também vem a nova API de criptografia de zinco para o kernel Linux.

Linus Torvalds

WireGuard não estará no novo kernel Linux

O próprio Linus Torvalds deu a esperança, no início deste ano, de fundir a WireGuard mais cedo ou mais tarde. O WireGuard também recebeu muitos outros elogios de desenvolvedores de upstream e até mesmo uma recomendação de um senador dos EUA.

Pelo menos existem pacotes DKMS (Out-of-tree) para o WireGuard disponíveis para muitas distribuições. Além disso, é possível obter outros recursos para iniciar mesmo sem o suporte ao kernel. Aqueles que querem saber mais sobre o WireGuard neste final de semana podem fazê-lo em WireGuard.com.

Esperamos que o WireGuard seja a principal solução Linux para VPN.

Via

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile