WirePlumber, a sessão modular e implementação do gerenciador de política para o servidor multimídia PipeWire para manipulação de áudio, vídeo e hardware em sistemas Linux, foi atualizado hoje para a versão 0.4.13, um lançamento que adiciona novos recursos, melhorias e correções de bugs. Portanto, o WirePlumber da PipeWire ganha suporte para descarregamento de hardware Bluetooth SCO (HSP/HFP).
O WirePlumber 0.4.13 está aqui para adicionar novos recursos, como suporte para descarregamento de hardware Bluetooth SCO (HSP/HFP), passagem de áudio para arquivos codificados como MP3, AAC e outros, se o hardware e o software suportarem, bem como suporte para permitir novos câmeras conectadas sejam imediatamente visíveis para os aplicativos do portal.
Outra novidade nesta versão é o suporte para Firefox Developer Edition na lista de aplicativos que podem acionar uma troca automática de perfil Bluetooth e suporte para o monitor Video4Linux (V4L2) para respeitar as regras node.disablede as device.disabledpropriedades internas.
WirePlumber da PipeWire ganha suporte para descarregamento de hardware Bluetooth SCO (HSP/HFP)
Entre as correções presentes no WirePlumber 0.4.13, há uma solução alternativa para um problema que impediria que os fluxos fossem vinculados corretamente ao usar certos softwares de efeitos como EasyEffects e JamesDSP, uma correção para uma falha no monitor alsa.lua que poderia ocorrer quando um O dispositivo foi removido e adicionado novamente, bem como uma correção para uma falha rara no objeto de metadados.
Além disso, esta versão corrige um bug que fazia com que um destino de nó restaurado substituísse o destino de nó que foi definido pelo aplicativo nas propriedades e corrige outro bug que fazia com que os fluxos do monitor pavucontrol-qt fossem destruídos quando o nó que foi sendo monitorado é destruído.
Com esta versão, a biblioteca, o daemon e as ferramentas do WirePlumber agora podem ser compilados independentemente, e há uma nova opção de compilação para desabilitar os testes de unidade que requerem o daemon D-Bus.
Para mais detalhes sobre essas mudanças, você pode estudar o changelog completo na página GitLab do projeto , de onde você também pode baixar o tarball fonte se quiser compilá-lo em sua distribuição GNU/Linux.