XeSS da Intel pode ser a alternativa de código aberto ao DLSS da Nvidia

XeSS da Intel pode ser a alternativa de código aberto ao DLSS da Nvidia

Pelo menos desde o ano passado, todos na comunidade de jogos para PC têm falado sobre DLSS e FidelityFX. No entanto, parece que os jogadores do Linux estão perdendo vantagem, com o DLSS funcionando apenas através do Proton quando combinado com um driver beta da Nvidia e FidelityFX. Portanto, isso deixa muito a desejar em termos de gráficos.

Felizmente, a Intel parece querer mudar isso com sua nova tecnologia de aumento de taxa de quadros XeSS. Lançado junto com sua próxima linha de GPUs Alchemist, ele promete a facilidade de implementação do FidelityFX enquanto compete em termos de qualidade de imagem com o DLSS. Então, vamos conhecer mais sobre esta tecnologia e que impacto ela trará para jogos no Linux.

É como o DLSS da Nvidia?

Semelhante a DLSS (Deep Learning Super Sampling), XeSS significa Xe Super Sampling. O FidelityFX da AMD é uma coleção de tecnologias que permitem que os jogos sejam executados em uma taxa de quadros muito mais alta do que a renderização tradicional, com perda mínima de qualidade visual.

Atualmente, duas tecnologias diferentes são usadas para conseguir isso. Trata-se de IA e upscaling tradicional, ambos com várias desvantagens e vantagens.

Upscaling tradicional

Ao contrário da IA, essa abordagem foi trabalhada por muitos anos. Anteriormente, vimos isso ser usado em muitas TVs, monitores de computador e até mesmo em alguns jogos para fazer uma imagem (ou quadro) de resolução mais baixa parecer mais nítida, com resultados decentes.

Esta é a tecnologia que a AMD escolheu para seu FidelityFX. Eles fizeram isso por vários motivos; alguns possíveis incluem:

  • Implementação mais fácil por desenvolvedores de jogos
  • A capacidade de funcionar em quase qualquer GPU
  • Tecnologia comprovada

Isso não quer dizer que não tenha suas desvantagens, algumas sendo:

  • Qualidade visual reduzida em comparação com soluções baseadas em IA
  • Mais limitado nas oportunidades de melhorá-lo no futuro

A AMD é atualmente a única grande empresa que usa essa tecnologia para upscaling de jogos. Isso significa que devemos passar para outra grande tecnologia de aumento de escala: IA.

Ampliação de IA

É o mais recente avanço na tecnologia de upscaling usada por DLSS e XeSS.

Ao contrário do upscaling tradicional, essa abordagem geralmente depende de algum hardware especial para ser executado.

Especificamente, ajudaria se você tivesse uma GPU com núcleos de IA dedicados. Nos cartões da Nvidia, eles vêm na forma de núcleos Tensor.

Como esses núcleos são novos, eles estão disponíveis apenas nas GPUs das séries 20 e 30, o que significa que as placas mais antigas estão presas ao upscaling tradicional. Além disso, é muito mais difícil para os desenvolvedores implementar, já que a IA precisa ser “treinada”, envolvendo alimentar a IA com milhares de horas de jogo.

No entanto, essas compensações valem a pena para muitas pessoas, pois a IA oferece melhor qualidade de imagem e desempenho. Este é o caminho que a Intel fez para sua solução.

Código aberto e aumento de escala

DLSS é um código completamente fechado no verdadeiro estilo da Nvidia, como os drivers que tanto incomodavam Linus Torvalds.

Felizmente, a Intel está seguindo os passos da AMD e planeja abrir o código-fonte do XeSS assim que estiver pronto para o horário nobre.

Embora não haja nenhum compromisso significativo feito por eles, vários relatórios sugerem que eles planejam eventualmente abrir o código-fonte.

Isso permite que eles aproveitem as inúmeras contribuições que a comunidade de código aberto fará (espero). O resultado deve ser um cenário de GPU fascinante com muitas tecnologias diferentes e as empresas lutam constantemente pelo primeiro lugar em upscaling.

XeSS da Intel pode ser a alternativa de código aberto ao DLSS da Nvidia

Comparado ao DLSS da Nvidia (principal concorrente do XeSS), o XeSS promete melhor desempenho, qualidade visual e facilidade de implementação.

Até agora, vimos demos rodando com até o dobro do desempenho nativo, fazendo backup das declarações de desempenho. Mas isso é material de imprensa por enquanto.

Como mencionei, a Intel está planejando torná-lo open-source.

Embora possa não ser de código aberto no lançamento, eles pretendem fazer o código aberto assim que amadurecer.

Se acreditarmos na Intel, esta pode ser a característica matadora de suas próximas GPUs Alchemy, colocando-as à frente da AMD e da Nvidia.

Via It’s Foss

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