A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi manteve a terceira posição pela primeira vez, com uma participação de mercado de 12,1% e cerca de 44,4 milhões de vendas.
A Apple, por outro lado, manteve uma participação de mercado de cerca de 11,1%, com vendas de smartphones totalizando quase 40,6 milhões. A diferença é pequena e pode não parecer muito significativa à primeira vista.
Xiaomi vendeu mais smartphones do que a Apple
No entanto, o crescimento explosivo da Xiaomi se torna muito mais impressionante. No ano passado, a fabricante tinha uma participação de mercado de 8,5% (se aproximando da marca de 33 milhões de unidades).
De acordo com a pesquisa da Gartner, isso representa um aumento nas vendas de quase 35%. A Apple, no entanto, vendeu menos dispositivos no terceiro trimestre de 2020 do que em 2019, com uma queda de cerca de 0,6%.
A pandemia devastou os mercados globais, resultando em atrasos no envio e na fabricação. Com isso em mente, a Apple certamente tem uma desculpa válida para o declínio nas vendas de smartphones, embora seja peculiar ver a Xiaomi se destacar onde a Apple está caindo.
Anshul Gupta, pesquisador da Gartner, atribui o sucesso da empresa chinesa a “condições quase normais” na China, bem como a uma liberação repentina da “demanda reprimida” de trimestres anteriores, quando lockdowns e pedidos em casa eram mais comuns.
A Apple provavelmente se recuperará dessa queda nos próximos meses, conforme o mundo continua a se recuperar da pandemia.
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