Apenas dois meses após a publicação do Zstd 1.5.4, o Zstd 1.5.5 foi lançado como a versão mais recente dessa implementação do algoritmo de compactação Zstandard. O lançamento do Zstd 1.5.5 é motivado pela resolução de uma rara correção de bug de corrupção, mas também possui várias otimizações de desempenho. Assim, o Zstd 1.5.5 chega com correção de corrupção e desempenho aprimorado para várias situações de uso.
Zstd 1.5.5 tem uma correção para um raro bug de corrupção detectado por um engenheiro do Google que pode ocorrer em modos de alta compactação, mas a probabilidade de ser afetado por ele é “extremamente baixa” e até evitou esforços contínuos de fuzzing por meses.Na frente do desempenho, o Zstd 1.5.5 melhorou o uso da memória e a velocidade ao usar o modo –patch-from.
A nova versão do Zstandard adiciona dicionários mapeados em memória para POSIX e Windows. O desempenho de otimização de E/S com a descompactação –patch-from pode ser tipicamente +50% para arquivos grandes como a árvore de origem do kernel do Linux.
Zstd 1.5.5 chega com correção de corrupção e desempenho aprimorado
Esta é uma versão de correção rápida. O foco principal é corrigir um raro bug de corrupção no modo de alta compressão, detectado por@danlark1. A probabilidade de gerar tal cenário por acaso é extremamente baixa.
Ele evitou meses de testes contínuos do fuzzer, devido ao nb e à complexidade das condições simultâneas necessárias para acioná-lo. No entanto,@danlark1 do Google guarda uma quantidade tão grande de dados que conseguiu detectar um caso de reprodução (corrupções são detectadas graças ao checksum), tornando possível para@terrellnpara investigar e corrigir o bug.
Também há algumas grandes melhorias na velocidade de compactação –patch-from aqui, como mostrado pela equipe do Zstandard.
O Zstd 1.5.5 também possui melhorias de velocidade de compactação de nível médio para cenários específicos e vários outros aprimoramentos. Além disso, existem outras pequenas correções também.
Downloads e mais detalhes sobre a atualização do Zstd 1.5.5 via GitHub.