Ubports

Liderada pelo desenvolvedor de Linux Marius Gripsgard, a Fundação UBports mantém o sistema operacional Ubuntu Touch desenvolvido pela Canonical. O sistema operacional Ubuntu Linux para smartphones está disponível para modelos como o Fairphone 2, Nexus 5 e OnePlus One Além desses, o tablet BQ Aquaris M10 FHD que foi projetado para rodar o Ubuntu Touch. Saiba mais sobre o anúncio da parceria entre Librem 5 e o Ubports.

Librem 5 e UBports

Então, Purism e UBports estão se unindo para oferecer o sistema operacional móvel Ubuntu Touch no Librem 5 Linux. O projeto arrecadou mais de US $ 2 milhões no ano passado, prometendo ser o smartphone focado em privacidade e segurança. Assim, embora não seja o sistema operacional padrão, os usuários poderão executar facilmente o Ubuntu Touch no telefone Librem 5.

“Ter o Ubuntu Touch funcionando por padrão em um telefone celular como o Librem 5 é uma abordagem ideal para oferecer facilidade de uso para as pessoas enquanto aumenta nossa base de instalação”, disse Marius Gripsgard, fundador da UBports. “A parceria com o Purism permitirá avançar pela primeira vez os UBports para dispositivos comerciais bem suportados. O Librem 5 será o hardware ideal para o Ubuntu Touch, especialmente porque não exigirá um subsistema Android.”

Librem 5 em janeiro de 2019

Librem 5 com Gnome e kde

O Librem 5 será o único smartphone no mercado que pode executar nada menos que três sistemas operacionais móveis. Todos totalmente livres e de código aberto. Estes incluem o PureOS baseado em Debian executando uma variante do ambiente de desktop GNOME. Este será o sistema operacional padrão no Librem 5. Além dele, o PureOS com a interface KDE Plasma Mobile e o Ubuntu Touch desenvolvido pela UBports.

O Ubuntu Touch estará disponível como um sistema operacional móvel suportado no próximo smartphone Librem 5 Linux do Purism. Ele deve chegar no início de 2019. Então, com acesso antecipado ao desenvolvimento do Librem 5, o UBports poderá para integrar firmemente o Ubuntu Touch e seus aplicativos nativos com o hardware do Librem 5.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado Cinnamon 3.8 Desktop com suporte para Python 3 e melhorias

Previous article

Como instalar ambiente XFCE no Ubuntu

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Notícias