Quando o Ubuntu 20.04 foi lançado, a equipe do Ubuntu surpreendeu a todos com os belos visuais e a simplicidade do novo tema Yaru. Ele fica cada vez melhor a cada lançamento do Ubuntu. Tornou-se, assim, uma marca forte do próprio Ubuntu agora. No entanto, o tema Yaru não era bem suportado por outros ambientes de desktop como o Xfce. A mais nova surpresa é que o tema Yaru do Ubuntu agora é oficialmente compatível com o Xfce.
Portanto, felizmente, a falta do tema deve mudar com uma solicitação pull recente na página GitHub do projeto. Aqui, veremos essa mudança e também como experimentá-la você mesmo.
Yaru no Xfce
Esta atualização começou no final de julho, quando o desenvolvedor Muqtxdir abriu uma solicitação pull na página Yaru GitHub para adicionar suporte para o ambiente de desktop XFCE. Ao longo de um mês, os incríveis desenvolvedores trabalharam incansavelmente para melhorar o trabalho do Muqtxdir, com um resultado realmente impressionante.
Uma mudança interessante é o painel, que agora se parece com o painel encontrado no ambiente de desktop GNOME.
Se você quiser experimentar imediatamente já é possível (No entanto, não é recomendado)
Se você já estiver usando o XFCE, experimentar o tema Yaru é tão simples quanto seguir as instruções aqui. Para isso, irei assumir que você está usando o Xubuntu, porém os comandos podem ser facilmente adaptados para outras distribuições.
sudo apt install git meson sassc libglib2.0-dev libxml2-utils
git clone https://github.com/ubuntu/yaru
cd yaru && meson build -Dxfwm4=true && sudo ninja -C build install
Se você não se sentir confortável em compilá-lo a partir do código-fonte, o novo tema deverá estar disponível com o Xubuntu 21.10, que sairá daqui a apenas um mês.
Tema Yaru do Ubuntu agora é oficialmente compatível com o Xfce
De qualquer forma, estou muito animado com essa mudança, especialmente porque dá ao XFCE uma aparência muito mais moderna e simplista. Além disso, também dá aos usuários um motivo importante para atualizar para o Xubuntu 21.10.
No Xfce, o Yaru está disponível em variantes claras e escuras (GTK e decorações de janela), ambas usando um painel Xfce escuro (mas com menus de painel claro no caso da variante clara):
Eu também tentei Yaru para Xfce no Xubuntu 20.04 e em meu breve uso não encontrei nenhum problema (as imagens neste artigo foram tiradas no Xubuntu 20.04 LTS).
Yaru com suporte para Xfce provavelmente estará disponível com Ubuntu (Xubuntu) 21.10, a ser lançado em 14 de outubro de 2021.
Via It’s Foss