Translate-shell

Translate-shell (anteriormente CLI do Google Translate) é um tradutor de idiomas no terminal que nos fornece tradutores diferentes como:

  • Google Tradutor (padrão);
  • Bing Translator;
  • Yandex;
  • Translate;
  • DeepL Translator
  • Apertium.

Este programa nos dará acesso fácil a cada um desses motores de tradução no terminal.

Hoje, vamos falar sobre como usar “Google Translate” no terminal do nosso Ubuntu. Utilizo essa ferramenta muitas vezes ao longo do dia para conhecer os significados de muitos conceitos. Porque apesar de lidar um pouco com o inglês, em muitas ocasiões eu me encontrei mergulhando em fóruns alemães, franceses ou às vezes asiáticos, onde nem sempre é escrito em inglês.
O Translate-shell foi projetado para funcionar na maioria das distribuições Gnu/Linux.

Instalar o Translate-shell no Ubuntu e Debian

O Translate-shell está disponível em alguns dos repositórios oficiais das distribuições mais populares. Podemos instalá-lo através do gerenciador de pacotes. Para instalar no Debian ou Ubuntu, precisamos apenas usar o comando APT-GET ou APT. Só temos que abrir um terminal (Ctrl + Alt + T) e digitar:

sudo apt-get install translate-shell

Como utilizar o Translate-shell

Depois de completar com sucesso a instalação, podemos abrir o terminal e iniciar o programa usando o seguinte formato para o comando. Esta ferramenta pode identificar o idioma do texto de origem automaticamente. Por padrão, ele traduz o texto original para o inglês.

trans [palavras]

 

Para traduzir “bem vindo” para o inglês, por exemplo. Para isso, só temos que escrever no terminal (Ctrl + Alt + T):

trans "bem vindo"

 

Podemos traduzir uma palavra (neste caso, o mesmo que no exemplo anterior) em alemão (por exemplo) usando o seguinte comando:

trans :de "bem vindo"

 

Para traduzir uma palavra em mais de um idioma, poderemos usar o seguinte comando (neste exemplo, vou traduzir a palavra olá para Tamil e Hindi):

trans :ta+hi olá

 

O Translate-shell mostra as traduções de forma detalhada por padrão. Se você preferir ver apenas as informações no modo simples, basta adicionar a opção -b ao comando.

trans -b :pt hello

 

Para usar esta ferramenta como um dicionário, basta adicionar a opção -d ao comando:

trans -d :pt thanks

 

Para traduzir um arquivo, precisamos indicar o caminho do arquivo a ser traduzido. Use o seguinte formato no terminal (Ctrl + Alt + T):

trans :es file:///home/teste/teste.txt

 

Para conhecer os códigos de idioma que podemos usar, basta executar o seguinte comando:

trans -T
Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Darktable 2.4.0, muitos novos recursos nesta nova versão, saiba como instalar no Ubuntu

    Previous article

    Inxi, CLI para obter informações sobre o computador

    Next article

    You may also like

    More in Dicas