Ubuntu 19.04 vai facilitar a vida de usuários com GPUs da Nvidia!

Ubuntu 19.04 vai facilitar a vida de usuários com GPUs da Nvidia!

Diante das inúmeras novidades do Ubuntu 19.04, não dá para esquecer dos usuários da Nvidia. Do lançamento do Ubuntu 18.10 até agora, muita coisa mudou. Quem não conheceu alguém que perdeu a paciência em tentar instalar um driver Nvidia, ou instalou algum dos recomendados e nada funcionou? Pois é, este problema vai acabar no próximo lançamento do Ubuntu.

A informação foi publicada pelo blog do Ubuntu MATE, que inclusive foi bem generoso ao dizer que o Ubuntu MATE 19.04 terá atualizações modestas. Mas, pelo visto, essas ideias em forma de atualização vai conquistar novos usuários.

Agora, o Ubuntu 19.04 e todos as variações oficiais, vão receber essa atualização. Tudo começa no instalador. Durante o processo de instalação, o usuário verá uma nova opção onde poderá instalar os drivers proprietários da Nvidia. Isso mesmo, o instalador vai verificar a sua placa e vai instalar o driver correto, sem nenhum esforço extra, além de marcar a caixa de seleção e avançar.

E o melhor, a mesma regra vale para drivers AMD e Nvidia. Tudo será simplificado e os usuários gamers poderão desfrutar de melhores resultados. Agora, nenhum usuário que estiver utilizando o Ubuntu 19.04, precisará ir no menu Softwares e Updates e depois selecionar Drivers Adicionais, tudo será feito nesta etapa durante o processo de instalação.

Os drivers para Nvidia e AMD distribuídos sob código aberto, permanecem disponíveis. No entanto, essa opção é exclusiva para instalar os drivers proprietários. Quem desejar utilizar os drivers Nouveau não deve marcar essa caixa de seleção, e deve fazer o processo de instalação dos drivers open source como antes, para essa opção, nada mudou.

Sobre as famosas e populares placa AMD Radeon, os drivers de código aberto já devem funcionar normalmente na versão do Linux Kernel que será lançada junto com o Ubuntu 19.04, e assim, estes usuários não vão precisar fazer nada além de instalar e usar.

Vale ressaltar que no momento da escrita desta postagem, o Lubuntu optou por não integrar essa novidade ao instalador.

Com informações da Forbes
Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.