in

Ubuntu 19.10: quais as novidades do lançamento?

O Ubuntu 19.10 foi lançado! Mas, qual as novidades deste lançamento feito pela Canonical?

Veja 10 coisas para fazer após instalar o Ubuntu 19.10

O Ubuntu 19.10 foi lançado e com ele as novidades para o este lançamento. Para começar a falar das mudanças precisamos esclarecer alguns pontos. O Ubuntu 19.10 “Eoan Ermine” não é uma versão LTS, ou seja, o suporte a nova versão do Ubuntu será até julho de 2020. Mas, tudo o que for testado neste lançamento poderá ser implementado na próxima versão LTS do Ubuntu.

Isso não quer dizer que a versão é apenas para testes, mas é ideal para quem gosta de testar novos recursos envolvendo os lançamentos do Ubuntu. Feito essa pequena introdução vamos então para as novidades do lançamento do Ubuntu 19.10.

Novidades do Ubuntu 19.10

Novo GNOME 3.34

Quando o Ubuntu 19.10 foi lançado, os usuários já ficam curiosos para saber se houve alguma mudança visual, e neste lançamento o GNOME 3.34 é uma versão nova, com alguns recursos. Essa versão foi lançada em 12 de setembro deste ano e apelidado de Thessaloniki.

Este lançamento do GNOME foi marcado por várias atualizações visuais, especialmente na área de trabalho. As configurações para selecionar o plano de fundo passaram por ajustes no design afim de facilitar a escolha.

As pastas também passaram por uma repaginada, agora você pode arrastar e soltar um ícone sobre outro para que uma pasta seja criada, e assim ter uma melhor organização dos ícones por agrupamento, e também, caso você resolva remoter todos os ícones agrupados, a pasta será desfeita automaticamente. Há um vídeo que mostra todas as novidades do GNOME 3.34 que esta presente no Ubuntu 19.10, confira logo abaixo.

Ainda sobre o GNOME, essa versão também foi divulgada como a mais polida existente, então ganhos de perfomance e economia de recurso, é algo esperado para este lançamento. Também encontramos um vídeo no YouTube, onde um usuário faz um review completo do GNOME 3.34, vale muito conferir, veja:

Novo tema Yaru

O novo tema Yaru também faz parte das novidades do Ubuntu 19.10. A ideia é que o tema esteja sempre em constante atualização,  tema esta disponível tanto em um cor clara quanto escura, acreditamos que seja para acompanhar as evoluções em torno do tradicional modo escuro, e agora claro, presente em dispositivos móveis.

Ao mesmo tempo, novos papéis de parede foram adicionados à nova versão do tema Yaru do Ubuntu 19.10. Inclusive já publicamos aqui sobre as mudanças do tema no Ubuntu 19.10.

Driver NVIDIA no Ubuntu 19.10

Para acabar com o sofrimento de muitos usuários, uma das novidades mais aclamadas no Ubuntu 19.10 foi a inclusão dos drivers da NVIDIA diretamente na ISO. Com isso, o próprio instalador da nova versão do Ubuntu vai fazer todo o processo de instalação do drivers.

Sem dúvida, isso é um passo importante, especialmente porque o Ubuntu sempre é recomendado para iniciantes, e acaba que o process de instalação de drivers proprietários pode causar desconforto para aqueles que estão começando no mundo Linux, especialmente Ubuntu.

Inicialização do Ubuntu 19.10

O Ubuntu 19.10 também teve uma redução perceptível no tempo de inicialização do sistema, a mudança dar-se através da compactação LZ4, que como também publicamos aqui em março do ano passado, passou a fazer parte da mesa de testes do Ubuntu e vem ganhando otimizações desde o último ano.

O origem disso é o Zstd, um algoritmo do Facebook, a ideia foi dada pelo Balint Reczey da Canonical, e assim houve a troca do velho gzip pelo LZ4, e assim o tempo de inicialização do sistema caiu, nos testes, de 1.2 segundos para 0,24 segundos.

Ressaltamos também, que isso é o tempo de inicialização padrão, do ramdisk inicial, que é onde encontramos o init que faz a montagem do sistema de arquivos raiz e assim começar todo o resto do boot pertinente ao sistema.

Linux Kernel 5.3

Lançado em setembro o Linux Kernel 5.3 é o coração do Ubuntu 19.10. As novidades envolvendo o lançamento baseia-se no suporte as GPUs AMD Navi, que segue em fase experimental, Intel Speed Select e o suporte para novos endereços de IPv4.

Para quem pretende usar o Ubuntu 19.10 em hardware da Apple, como o Macbook e o MacBook Pro, essa versão garante que o teclado e touchpad vão funcionar como deveria. Além disso, há melhorias para o EXT4, RISC-V, NVIDIA Jetson Nano, Turing TU116 e muitos outros itens.

Sistema de arquivos ZFS

O Ubuntu 19.10 também segue com mais essa novidade, os usuários que tiverem interesse podem instalar a nova versão do Ubuntu utilizando o sistema de arquivos ZFS, que é altamente escalável, suporta discos com grande capacidade.

Além disso, o ZFS também foi criado para previnir corrupção de dados, o que é melhor. E ao que tudo indica, no Ubuntu 20.04 LTS deverá ter o ZFS + Zsys, que é motivo de real empolgação da equipe Canonical.

Apenas para ciência, a SUSE ainda permanece investindo no Btrfs, a Red Hat segue com o XFS + Stratis e agora a Canonical também quer investir, e a junção ZFS + Zsys parece ser promissora. E assim, se tudo der certo no Ubuntu 19.10, poderemos ter a novidade no próximo lançamento LTS.

Outras novidades do Ubuntu 19.10

O sistema vai permitir que usuários do 32 bits consiga fazer upgrade para a versão mais recente do Ubuntu, neste caso a versão 19.10. Mas há um detalhe, para que isso seja feito, os usuários de versões anteriores deverão fazer uso das ISOs Network installer ou MinimalCD que podem ser encontrados na página de downloads alternativos do Ubuntu.

Para conhecimento, a Canonical iria acabar definitivamente com o suporte para 32 bits, o que causou um certo desgaste entre o Ubuntu, Steam e Wine, inclusive a Valve alertou que caso a ideia fosse a diante, o Steam tiraria o suporte ao Ubuntu.

E desta forma, o Ubuntu voltou atrás e manteve algumas bibliotecas de 32 bits, para que tudo funcione de forma adequada e sem grandes problemas. O uso dos pacotes Snap permanece sendo o foco da Canonical, e certamente você vai encontrar muitos pacotes na Central de Programas do Ubuntu já no novo formato.

Por fim, e não menos importante, se você esta usando uma versão antiga do Ubuntu, como as versões 18.10 deverá atualizar para uma versão mais recente, podendo ser a LTS 18.04 ou o Ubuntu 19.10 recentemente lançado.

Caso você queira aproveitar todas as novidades do Ubuntu 19.10, poderá fazer upgrade ou uma instalação limpa do sistema, abaixo vamos deixar dois links, um para fazer upgrade para o Ubuntu 19.10 e outro para fazer o download da uma nova ISO do Ubuntu 19.10:

Como atualizar para o Ubuntu 19.10/ Fazer upgrade

Download nova ISO do Ubuntu 19.10/ Nova instalação

Se você for um usuário novo no mundo Linux, confira também um tutorial que escrevemos, onde abordamos sobre como instalar o Ubuntu, e assim, pode ser aplicado em uma nova instalação, neste caso do Ubuntu 19.10.

Como Instalar o Ubuntu Linux – Iniciantes

Quer mais informações sobre o Ubuntu 19.10? Então confira um review do Ubuntu 19.10 produzido pelo canal LearnLinux.tv e que possui suporte à legendas:

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

como-instalar-o-bombsquad-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse-jogo-de-bombas-para-linux

Como instalar o BombSquad no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Jogo de bombas para Linux!

como-instalar-o-bitwarden-cli-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

Como instalar o Bitwarden CLI no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Um gerenciador de senhas seguro para Linux!