Hoje é:08/03/2021
Ubuntu 21.04 agora vem com Linux 5.10 LTS e Wayland ativado por padrão

Ubuntu 21.04 vai ativar otimizações LTO para seus pacotes

Além do objetivo de usar o Wayland por padrão, O Ubuntu 21.04 terá outra mudança importante em sua estreia, pois deve ativar otimizações LTO para seus pacotes. para ativar otimizações LTO para seus pacotes. Portanto, esta é mais uma mudança que está sendo trabalhada para o lançamento do Ubuntu 21.04 em abril. É o uso de otimizações de tempo de link (LTO) para todas as compilações de pacote de 64 bits.

Juntando-se a empresas como Fedora e openSUSE, que habilitam otimizações LTO por padrão para suas compilações de pacotes, os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando para ativar as otimizações de tempo de link por padrão com suas compilações de pacotes. 

O plano é ter LTO habilitado para todas as compilações de pacote de 64 bits, ou seja, para x86_64 e AArch64 como mais notáveis, mas o suporte RISC-V de 64 bits não verá LTO neste ponto. POWER PPC64LE e s390x também verão LTO além de AArch64 e x86_64.

Ubuntu 21.04 vai ativar otimizações LTO para seus pacotes

Otimizações de tempo de link dizem respeito a permitir otimizações do compilador em tempo de link. Geralmente em todo o programa, em vez de apenas em uma base por arquivo ou objeto. Otimizações de tempo de link com este escopo maior podem compensar muito, especialmente para bases de código maiores. As otimizações em tempo de link tendem a ser benéficas para o programa do binário resultante e, em alguns casos, tamanho de arquivo menor.

A desvantagem das otimizações de tempo de link são, em alguns casos, tempos de compilação significativamente mais longos. Além disso, podem ter um impacto no uso de memória. Entretanto, neste caso, está apenas afetando o farm de compilação de pacotes do Ubuntu. 

Ver o Ubuntu 21.04 e outras distribuições Linux planejando pacotes LTO é uma boa notícia. Essas otimizações de compilador devem valer para todos os pacotes (concedido, algumas exceções como o suporte GCC LTO para o kernel Linux não sendo integrado).

Sem previsão para outras distribuições

Matthias Klose avisou que eles estão planejando habilitar otimizações de tempo de link com o Ubuntu 21.04 por padrão. Isso porque a biblioteca Glibc 2.33 C está no pacote de lançamento. Enquanto isso, o Debian upstream não está planejando LTO por padrão para seus pacotes até o Debian 12 “Bookworm”. Portanto, esta é uma opção de recurso que estará fora do próximo Debian 11.

Os planos em torno do Ubuntu lançando em LTO para compilações de pacotes estão no link do Ubuntu Wiki

Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.