Menu
in

Ubuntu – como resolver problemas da placa de som

Neste artigo vamos auxiliar a resolver os problemas da placa de som no Ubuntu , Linux Mint e demais distribuições Linux.

Neste artigo vamos auxiliar a resolver os problemas da placa de som no Ubuntu e Linux Mint. Algumas das soluções informadas neste artigo, também podem ser utilizados em outras distribuições como Fedora, Debian, CentOS, RedHat, ArchLinux entre outras.

Um dos problemas mais comuns enfrentados é não haver som após a instalação do Ubuntu ou outra distribuição Linux. Embora possa haver várias razões para nenhum som na saída da placa de som no Ubuntu. Abaixo iremos abordar as várias maneiras de resolver o problema.

Vários métodos para corrigir problema de áudio no Ubuntu

Pode haver várias razões pelas quais não há som no Ubuntu. A correção depende do tipo de problema que você tem. Antes de executar as etapas para corrigi-lo, sugiro obter algumas informações sobre o seu sistema, especialmente sobre o hardware relacionado ao áudio.

Instale a ferramenta inxi primeiro:

sudo apt install inxi

Agora verifique as informações do sistema, da máquina e do áudio com este comando:

inxi -SMA

Você deve ver algumas informações como esta:

ubuntu@linux :~$ inxi -SMA System: Host: itsfoss Kernel: 5.4.0-18-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.35.91 Distro: Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) Machine: Type: Laptop System: Dell product: XPS 13 9360 v: N/A serial: <superuser/root required> Mobo: Dell model: 05JK94 v: A00 serial: <superuser/root required> UEFI: Dell v: 2.13.0 date: 11/14/2019 Audio: Device-1: Intel Sunrise Point-LP HD Audio driver: snd_hda_intel Sound Server: ALSA v: k5.4.0-18-generic

Veja atentamente a seção de áudio da saída acima. Ele diz que é o Intel Sunrise Point-LP HD Audio e possui o driver Linux snd_hda_intel e o som é servido com o Alsa. Essas informações podem ser úteis em alguns estágios da solução de problemas de áudio.

Corrigindo saída fictícia nas configurações de som

Primeiro passo, apenas para verificar, verifique se o som não está mudo. Depois de verificar isso, vá para Configurações de som :

Configuração de Som

Nas Configurações de som, você encontrará praticamente nada aqui, exceto uma saída fictícia. Muito frustrante. Isso significa que sua placa de som nem é reconhecida. Sopro!

Ubuntu – Saída de Áudio

Não se preocupe. A solução one shot que corrigiu o problema de som para mim no meu Dell Inspiron, equipado com Intel, é forçar a recarga do Alsa . Para fazer isso, use o seguinte comando no terminal (Ctrl + Alt + T).

sudo alsa force-reload

A saída será assim.

Ubuntu saída Alsa

Você pode pensar que ele está travado ou ainda está em processamento, mas leva apenas alguns segundos. Você pode simplesmente fechá-lo depois usando Ctrl + C.

Agora, você precisa reiniciar o seu computador. Reproduza alguns arquivos de música / vídeo ou verifique as configurações do sistema para ver se funcionou para você.

Ubuntu MIXER

Primeiro método alternativo para corrigir nenhum som no Ubuntu

Se o problema acima não o corrigiu, tente reinstalar o áudio Alsa e Pulse da seguinte maneira:

sudo apt-get install --reinstall alsa-base pulseaudio

E forçar a recarregar Alsa novamente:

sudo alsa force-reload

Reinicie e verifique se o som está de volta ou não.

Segundo método alternativo para corrigir nenhum som no Ubuntu

Vá para o diretório inicial e, em seguida, vá para o diretório de configuração oculto. Renomeie o diretório chamado pulse aqui:

mv ~/.config/pulse ~/.config/old_pulse

Agora reinicie o seu sistema. O diretório de pulso deve ser criado novamente e você deve ter som.

Terceiro método alternativo: tente alsamixer

Abra um terminal e use o seguinte comando para abrir o alsamixer:

alsamixer

Você deve ver uma tela como esta:

Alsa Mixer

Verifique se os alto-falantes ou a saída de áudio desejada estão sem som aqui. MM significa mudo e OO significa mudo. Se a saída de áudio desejada (principalmente os alto-falantes) ou o Master estiver sem som, mude o som.

Você pode sair da tela usando a tecla Esc.

Observe que, se o comando alsamixer retornar erro, provavelmente é porque você possui mais de uma placa de som. Nesse caso, você precisa especificar o número da placa de som (consulte a saída inxi que eu mencionei no começo) assim:

alsamixer -c 1

Quarto método alternativo para corrigir nenhum áudio no Ubuntu

O despachante rápido é o recurso que permite ao seu sistema converter texto em fala. Às vezes, entra em conflito com outras configurações de áudio. Se você não precisar desse recurso, tente desativá-lo, pois isso trará seu áudio de volta.

Abra o terminal e edite o arquivo do discador de voz usando o seguinte comando:

sudo gedit /etc/default/speech-dispatcher

Aqui, altere RUN=yes para RUN=no . Reinicie e aproveite o som.

Quinto método alternativo

Após avaliar em diversos fóruns e descobri que esse modelo mais recente tem problemas com o Linux. Enquanto o kernel Linux 5.5 e versões superiores melhoraram o suporte para esse modelo, ainda é complicado para os usuários do Ubuntu 18.04 e Mint 19, porque o kernel em uso ainda é 5.3.

Verifique sua versão do kernel do Linux e, se for 5.4 ou inferior, tente esta possível solução alternativa sugerida pelos desenvolvedores do Arch Linux e Ubuntu.

Abra o arquivo de configuração alsa (o comando pode ser diferente para o Linux Mint porque o editor de texto Gedit não é usado no Mint):

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
Adicione a seguinte linha ao final deste arquivo:
options snd-hda-intel dmic_detect=0

Salve e feche o arquivo e reinicie o sistema. Você deve ter o áudio de volta.

Verificando o tipo de placa de som através do terminal do Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux

Segue o artigo abaixo que ajudará a saber qual placa de som seu computador tem instalado.

Linux: como saber a placa de som pelo terminal

 

Iremos nos próximo artigo abordar como encontrar e configura o WiFi na sua distribuição Linux.

Boa semana à todos.

Escrito por Adriano Frare

Escritor do livro Aplicações Avançadas em LINUX com mais de 20 anos trabalhando com LINUX e UNIX.