A Canonical tem como objetivo enviar atualizações de versão estável (SRU) do kernel do Linux para lançamentos do Ubuntu em um ciclo de três semanas. Isso funcionou bem no geral, mas às vezes levou a atrasos na remoção de correções de segurança CVE e outras solicitações urgentes de clientes. Neste sentido, a Canonical definiu um novo ciclo de semanas “4/2” para SRUs de kernel. Sendo assim, o Ubuntu muda ciclo para envio de atualizações estáveis do kernel para um período mais curto a fim de evitar problemas nas correções.
Avançando, o objetivo é que as atualizações do kernel do Ubuntu sejam feitas em um ciclo de atualização de 4 semanas, tendo um lançamento subsequente no ponto médio de 2 semanas para fornecer quaisquer correções críticas/altas de CVE ou quaisquer outras correções críticas. Na verdade, uma atualização do kernel a cada duas semanas, mas esse lançamento intermediário será reservado apenas para itens mais urgentes que não podem esperar até o próximo lançamento de 4 semanas.
Os kernels OEM seguirão um cronograma mais flexível quanto aos seus prazos para aceitação de novos patches. Enquanto as datas de corte para patches para os kernels genéricos são definidas para a última quarta-feira antes do início do ciclo (Semana 0), para acomodar correções de hardware urgentes, os kernels OEM aceitarão patches até sexta-feira da Semana 0 para o “/2” atualização e até sexta-feira da semana 1 para a atualização estável “4”. As datas exatas para os kernels OEM serão publicadas juntamente com a programação geral dos ciclos Kernel SRU.
Com o novo cronograma de ciclo SRU, a equipe do Canonical Kernel espera fornecer atualizações mais previsíveis com retorno mais rápido para correções sensíveis ao tempo.
O anúncio de Kleber Souza do Canonical Kernel Team explica:
Para melhorar a velocidade e a previsibilidade da cadência de lançamento do SRU do kernel, a Equipe do Kernel Canonical está fazendo a transição do ciclo de 3 semanas para um novo Ciclo SRU do Kernel 4/2. Ou seja, um ciclo de atualização estável padrão de 4 semanas, contendo o atualizações estáveis upstream regulares, bem como correções de bugs e segurança e solicitações de recursos, combinadas com uma atualização planejada adicional a ser lançada no meio de 2 semanas do ciclo de 4 semanas seguinte.
Esta atualização “/2” conterá apenas correções CVE classificadas correções críticas ou altas e/ou outras correções críticas do cliente que são consideradas improváveis de causar regressões.Com o novo cronograma, pretendemos lançar correções para CVEs críticos e altos e quaisquer outras correções críticas em uma cadência de 2 semanas.
A atualização de segurança/crítica “/2” lançada no topo de um ciclo de atualização estável padrão lançado anteriormente é para garantir que as correções críticas não sejam retidas por quaisquer problemas/regressões no novo ciclo estável “4”.
Depois que os lançamentos intermediários de 2 semanas forem publicados (no início da terceira semana), haverá outra janela de oportunidade para re-giros no ciclo de 4 semanas para correções de regressão e/ou correções urgentes adicionais. Espera-se que essa nova rotação no meio do ciclo seja particularmente útil para kernels que exigem tempos de resposta rápidos para cumprir os prazos do projeto (por exemplo, kernels OEM).
Ubuntu muda ciclo para envio de atualizações estáveis do kernel
O anúncio completo para esta mudança nas atualizações do kernel do Ubuntu pode ser encontrado no Discurso do Ubuntu.