Notícias

Ubuntu testa novo instalador

0
Ubuntu testa novo instalador

Algumas coisas no último resumo semanal de desenvolvimento do Ubuntu chamaram a atenção. Como vem ocorrendo há meses, um novo instalador do Ubuntu ” Ubiquity-NG” continua a ser trabalhado. Porém, a equipe agora parece estar focada no suporte ao ZFS em a área de trabalho. Assim, o Ubuntu testa novo instalador com suporte ao ZFS.

O que deve vir

Os detalhes públicos são claros, mas parece que a Canonical está avaliando os meios de suportar melhor o ZFS na área de trabalho. Os pacotes ZoL estão disponíveis para todas as edições do Ubuntu. Porém, não há nenhuma integração de instalador de desktop agradável/fácil de usar no momento.

O desenvolvedor Didier Roche comentou que “Olhou para zfs na área de trabalho (em andamento)”. O também desenvolvedor Jean Baptiste Lallement disse que vai olhar para o ZFS no desktop. Isso certamente chamou a atenção.

O Ubuntu já vem enviando pacotes do ZFS On Linux (ZoL) e suportando até mesmo para instalações de raiz no servidor. Nos últimos anos eles trabalharam para tornar o ZFS uma oferta padrão do Ubuntu.

Do ponto de vista da área de trabalho, presumivelmente estão oferecendo o suporte por meio de seu instalador de GUI de maneira fácil de usar. No entanto, veremos onde eles planejam levar o suporte do ZFS para a área de trabalho do Ubuntu no futuro.

Outras distros

É certamente interessante que o Ubuntu continue sendo uma das únicas distribuições Linux realmente comprometidas com o suporte oficial ao ZFS On Linux. A maioria das outras distros evitam o ZFS. Isso devido à sua licença/falta de suporte ao kernel.

Enquanto isso, o SUSE/openSUSE permanece comprometido com o Btrfs, enquanto a Red Hat continua trabalhando em sua tecnologia de armazenamento Stratis e outros aparentemente satisfeitos com o EXT4 até que uma solução de armazenamento Linux mais dominante seja definida. Com o lançamento do ZoL 0.8,  muitos novos recursos estão chegando para tornar a atualização bastante interessante para o sistema de arquivos ZFS no Linux.

Em relação a tudo isso, Didier continua a ser um dos desenvolvedores trabalhando na criação de seu instalador de GUI de próxima geração. Isso foi falado ao longo do ano passado, porém ainda não está pronto.

O trabalho neste novo instalador de desktop continua, presumivelmente com o objetivo de tê-lo pronto pelo Ubuntu 20.04 LTS. Para isso, ele precisa estar em condições adequadas de testes já no Ubuntu 19.10.

Alguns dos outros destaques da Canonical

  • Daniel Van Vugt e outros continuam trabalhando em notáveis ??melhorias no desempenho do GNOME. Além disso, estão cuidando de outros problemas do X11/Wayland à frente do GNOME 3.32 que serão lançados no próximo mês;
  • Continuam a trabalhar em torno de melhorar o suporte ao live-patch do kernel do Ubuntu na área de trabalho e integração com a interface do usuário;
  • Preparando o LibreOffice 6.2 para o Ubuntu 19.04;
  • Uma extensão do GNOME Snapcraft parece estar quase pronta para ser mesclada;
  • Novos snaps ao redor de vários programas do GNOME, como Epiphany/Web, GNOME Hitori, vários jogos do GNOME e muito mais. Do mesmo modo, mais detalhes através deste tópico da comunidade Ubuntu.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

LF – Um gerenciador de arquivos Nifty Terminal para sistemas Linux

Previous article

Trojan infecta máquinas rodando Linux e Mac

Next article

You may also like

More in Notícias