Ubuntu vs Fedora: Entenda as diferenças

Ubuntu ou Fedora? Saiba qual a melhor distribuição Linux para o seu momento!

Emanuel Negromonte
8 minutos de leitura

O Ubuntu e o Fedora sempre são as duas distribuições Linux que mais são recomendadas para usuários iniciantes. No entanto, apesar de as opiniões serem até hoje dividida, saiba que é possível fazer um comparativo entre o Ubuntu e o Fedora. A ideia central não é dizer qual é a melhor distribuição Linux, mas qual delas pode atender a sua necessidade neste momento. Mas, já adiantamos que ambos sistemas são ótimos, recomendados e altamente confiáveis.

Conhecendo o Ubuntu Linux

O Ubuntu é um sistemas operacional baseado em Linux criado e mantido pela empresa Canonical. O Ubuntu surgiu em 2004, naquela época a Canonical enviada CDs para a residência dos usuários que solicitavam por um formulário. Neste momento, o Ubuntu possui quatro ISOs oficiais, cada ISO possui uma finalidade. Assim, há uma versão do Ubuntu para desktop, IoT, Cloud e servidores.

Além disso, o foco do Ubuntu é estabilidade. Além da Canonical e seus profissionais desenvolvedores, o Ubuntu também possui uma comunidade gigante que contribui diretamente para o sucesso da distribuição. O gerenciador de pacotes do Ubuntu é o apt, que ficou conhecido na distribuição Linux Debian. O Debian é a distribuição base, ou seja, o Ubuntu utiliza o código do Debian inserido nele suas modificações.

Pacotes de software do Ubuntu

Sobre o estilo de atualizações de pacotes, o Ubuntu possui duas versões. A primeira possui suporte de 9 meses e a segunda chamada de LTS, que é a abreviação em inglês para Longo Tempo de Suporte, é de 5 anos. A primeira versão de 9 meses é interessante para quem gosta de novidades, aplicações mais recentes. Mas a segunda, o Ubuntu LTS é recomendada para quem precisa de estabilidade e quer evitar qualquer problema que possa atrapalhar o seu ambiente de produção.

Segundo o site do Ubuntu, 95% das instalações do Ubuntu são LTS. Em geral, o Ubuntu com 9 meses é a base das versões LTS, assim tudo costuma ser testado na versão de ciclo menor para somente depois os recursos ali aprovados serem migrados para a versão LTS.

Conhecendo o Fedora Linux

O Fedora anda ganhando muita popularidade entre os usuários do Desktop. Inicialmente ele era um projeto universitário que ganhou a admiração de muitos. Na atualidade, o Fedora é mantido pela Red Hat, a dona do Red Hat Enterprise Linux, uma distribuição Linux para empresas. O Fedora costuma lançar duas versões anuais, e os usuários podem atualizar seus sistemas sem grandes problemas.

Cada nova versão do Fedora Linux possui suporte por 13 meses, e sempre que uma nova versão é lançada uma notificação é exibida no desktop. Assim, os usuários do Fedora podem atualizar ou não para a versão mais recente. O Fedora teve sua primeira versão estável lançada em 2004.

Pacotes de software no Fedora

O Fedora utiliza o gerenciador de pacotes chamado de dnf, mas no começo era o yum, e a alguns anos os devs do Fedora resolveram fazer a mudança. Além disso, o Fedora é rotulado como uma distribuição laboratório da versão paga do Red Hat Enterprise Linux. Desta forma, a Red Hat testa os softwares no Fedora antes de lançar em sua versão para empresas.

Mas, mesmo assim, o Fedora não é instável e não causam problemas. Pelo contrário, assim como acontece no Ubuntu, a Comunidade Fedora é muito eficiente e cuidadosa em cada lançamento.

Fedora ou Ubuntu, qual escolher?

Dizer qual é a melhor distribuição Linux e apontar um caminho para a escolha é muito complicado. Em geral, as recomendações sempre serão em torno de experimentar. O Fedora possui o GNOME com poucas modificações, e isso garante com que o ambiente tenha as melhorias e correções do projeto.

O Ubuntu, por sua vez, possui como ambiente padrão o GNOME também, mas com algumas modificações. Esse comentário é focado em quem gosta de sistemas pronto para uso. Então, se você quer um sistema onde você não precise alterar nada, ambos estão no mesmo nível.

Tanto o Ubuntu quanto o Fedora possuem diversos sabores. Isso quer dizer que há outras ISOs com ambientes distintos e cada um com sua características. No Ubuntu chamamos de sabores e no Fedora ele é chamado de Spins. Todos são gratuitos e você pode escolher o ambiente que achar mais adequado. Há ambientes que lembram o Windows indo até ambientes gráficos minimalistas. Além disso, saiba que você pode trocar de ambiente gráfico na hora que quiser.

Essas versões podem ser modificadas pelo usuário quando quiser, todos os ambientes dos sabores ou spins, estão nos repositórios oficiais.

Comunidade Ubuntu vs Fedora

Quando vamos para o quesito comunidade, o Ubuntu ainda tem a maior comunidade de maneira geral. O Fedora também possui uma comunidade sólida, mas no Brasil o Ubuntu segue na frente devido ao número de pessoas. Em relação às atividades, observamos uma movimentação maior nos últimos dois anos. A quem diga que o Fedora não avançou no Brasil devido ao comportamento de alguns líderes.

Mas, a boa notícia é que os líderes globais do Fedora já resolveram isso afastando essas pessoas da liderança no Brasil. O mesmo cenário também ocorreu no passado com o Ubuntu e hoje tudo está resolvido. É sempre importante lembrar que utilizar distribuições Linux requer disponibilidade para pesquisas, além disso os colaboradores nas comunidades são voluntários e não são obrigados a ajudar ninguém.

Se você consegue compreender isso, certamente terá uma boa relação quando começar a buscar qual será a sua distribuição Linux preferida.

Conclusão

Se você pretende usar um sistema em produção, precisa de muita ajuda e quer ir para uma comunidade maior, neste caso o Ubuntu será a melhor escolha. Inclusive devido ao Ubuntu Pro, pacotes snaps e o foco do Ubuntu em evitar ao máximo linhas de comandos. Além disso, o Ubuntu também lidera quando o assunto é disponibilidade de softwares e suporte a hardware.

Se ficou na dúvida, não se preocupe, temos algumas listagens de distribuições que podem ajudar você na escolha:

Mas, se você já tem alguma experiência com o Linux e quer apenas trocar de distribuição, certamente o Fedora pode ser uma ótima escolha. Como dito antes, ambos são distribuições recomendadas para iniciantes, e claro, para qualquer usuário. Esperamos que tenhamos ajudado você.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.