Notícias

22/11/2021 às 12:34

9 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Unity Desktop pode voltar para o Ubuntu como UnityX! Mas o Unity oficial ainda existe!

O Unity Desktop permanece vivo nos repositórios oficiais do Ubuntu e ainda pode ser instalado para matar a saudade! Mas não deve ser usado em produção! O UnityX deve ser o Unity em 2021!

Unity Desktop pode voltar para o Ubuntu como UnityX! Mas o Unity oficial ainda existe!

O Unity Desktop foi sem dúvida um marco no mundo Linux, especialmente para o Ubuntu. Mas, após quase 5 anos alguns usuários fãs do ambiente ainda querem ele de volta. No entanto, os pacotes do Unity Desktop permanecem disponíveis para instalação, mesmo sem qualquer atualização.


Naquela época, os usuários do Ubuntu abandonaram o Unity pelo GNOME, e uma pequena parcela migrou para outros ambientes. Mas, todo sabemos que o foco do Unity era a famosa convergência da Canonical, e assim ter o Ubuntu em vários dispositivos, como o atual ecossistema Apple.

Unity Desktop ainda está nos repositórios oficia do Ubuntu

O Unity pode ter sido descontinuado pela Canonical, mas a verdade é que ele nunca saiu dos repositórios do Ubuntu. No entanto, qualquer pessoa que esteja com o Ubuntu instalado pode instalar o Unity sem grandes dificuldades, executando poucos comandos como antes:

Terminal
sudo apt install unity unity-session ubuntu-unity-desktop

Executando estes comandos, observa que o Unity Desktop pode ser instalado em qualquer sistema baseado no Ubuntu, em nossos testes utilizamos o Ubuntu 21.10. Mas, também é preciso dizer que caso você tente instalar o Unity no Linux Mint, com certeza terá problemas com conflitos de pacotes. Note que após instalar é preciso encerrar sessão e escolher o ambiente que deve carregar após o login:

Tela para escolher o ambiente após encerrar sessão
Janela para configurar o X
Unity 7 em pleno funcionamento no Ubuntu 21.10

O Unity da Canonical morreu de verdade?

Sim. O fato da Canonical não atualizar ou prestar suporte a um ambiente gráfico é sem dúvida a morte de um projeto. Neste momento, se você optou para instalar o Unity no Ubuntu para testar, saiba que ele pode conter erros ou falhas.

Mas, você pode indagar do motivo da Canonical ainda manter os pacotes do Unity Desktop para o Ubuntu, a verdade é que não sabemos. No entanto, a quem diga que em algum momento a Canonical supostamente poderá retomar o Unity.

UnityX é a próxima versão do Unity Desktop para Linux

Não é oficial, ou seja, o UnityX está sendo criado pelas mãos da mesma equipe que mantém o Ubuntu Unity Remix. Para ser oficial, a saga do Unity teria que seguir no berço da Canonical. Mas, o mais importante é que o UnityX está sendo desenvolvido do zero.

Imagem reprodução

Assim, a próxima versão do Unity, o UnityX deve trazer as novas tendências, já que o Unity Desktop da Canonical era focado em múltiplos dispositivos. Desta forma, o UnityX vai focar apenas em dispositivos que fazem o uso de teclado físico. Assim, mesmo com essa imagem fornecida pela equipe do UnityX, não sabemos se haverá alterações futuras e se o Dash tradicional terá também o seu retorno.

Hoje, algumas das comunidades que pediram com ênfase o fim do Unity Desktop diz que foi um grande erro. Naquela época Mark Shuttleworth, o fundador da Canonical, disse que o fim do Unity foi um momento muito difícil para ele, e com alto desgaste emocional.

Mark revela que cometeu erros sobre o quanto precisaria investir para criar a manter o Unity. No entanto, conta que acreditava que a indústria iria abraçar o novo ambiente. Por fim, ele diz ser preciso muita coragem e dinheiro para criar alternativas.

Separamos alguns links para você ter mais informações extras e analise todas as informações. O Unity foi um ambiente de desktop totalmente fora do tradicional. Mas teve um papel importante na abertura de novas possibilidades com o Linux.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.