Usuários do Kubuntu 22.04 LTS podem atualizar para o KDE Plasma 5.27

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Os usuários do Kubuntu 22.04 LTS podem atualizar para o KDE Plasma 5.27. Assim, o KDE Plasma 5.27 agora está disponível para usuários do Kubuntu 22.04 LTS atualizarem – se quiserem. Kubuntu 22.04 LTS vem com KDE Plasma 5.24. Essa é uma versão sólida que funciona bem para a maioria das pessoas, mas faltam alguns dos detalhes e refinamentos mais sofisticados encontrados nas versões mais recentes do desktop. Agora, ninguém precisa ficar de fora.

Os desenvolvedores que trabalham no popular sabor do Ubuntu empacotaram o KDE Plasma 5.27 em um PPA extra de backports. Isso facilita a atualização para o KDE Plasma 5.27 no Kubuntu 22.04 LTS.

“Recebemos muitos pedidos para disponibilizar o Plasma 5.27 em nosso PPA de backports para Jammy Jellyfish 22.04. No entanto, por razões técnicas, isso teria interrompido as atualizações para o Kinetic 22.10 enquanto esse caminho de atualização existia”, explicam eles em uma postagem no blog.

Mas como o suporte para Ubuntu 22.10 terminou – por favor, não diga que isso é novidade para você – o obstáculo foi removido e esta atualização do Plasma tornou-se possível (anteriormente era possível atualizar para o KDE Plasma 5.25 a partir do mesmo PPA, para sua informação).

Usuários do Kubuntu 22.04 LTS podem atualizar para o KDE Plasma 5.27

Usuários do Kubuntu 22.04 LTS podem atualizar para o KDE Plasma 5.27

O PPA backports-extra é melhor usado em conjunto com o PPA backports regular do Kubuntu, mas, dizem os desenvolvedores, ele também funcionará de forma independente. Você deve estar ciente de que esses PPAs podem incluir atualizações para aplicativos e estruturas do KDE, portanto, sempre revise as atualizações propostas antes de instalá-las.

Dado que o Kubuntu 22.04 LTS é uma versão de suporte de longo prazo focada na estabilidade, também vale a pena mencionar que os pacotes instalados fora dos repositórios principais do Ubuntu podem não ter o mesmo nível de garantia de qualidade e testes que os itens dentro dele.

Advertências à parte, para adicionar o PPA e atualizar para o KDE Plasma 5.27 no Kubuntu 22.04 LTS (apenas) execute os seguintes comandos no Konsole:

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports-extra
sudo apt full-upgrade

Verifique as alterações propostas e clique em continuar.

A atualização em si leva alguns minutos (mais em uma conexão lenta) e você deve reiniciar o sistema assim que a atualização for concluída para garantir que tudo se encaixe corretamente.

Após o backup do sistema, você poderá fazer login para aproveitar todos os novos recursos do KDE Plasma 5.27, bem como muitas das alterações introduzidas nas versões 5.25 e 5.26 anteriores a essa, incluindo:

  • Cores de destaque automático;
  • Opção de painel flutuante;
  • Gestos de toque 1:1;
  • Definir imagens animadas como papel de parede;
  • Novo widget de cronômetro;
  • Pop-ups de painel redimensionáveis;
  • Modo compacto no menu do aplicativo KickOff;
  • Permissões Flatpak acessíveis nas configurações do sistema;
  • Principais melhorias em vários monitores;
  • Recurso de ladrilho rápido;
  • Monitor de bateria aprimorado;
  • O KRunner pode sugerir pesquisas na web.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.