in

Usuários escolhem papéis de parede do Fedora 30

A escolha sempre é feita antes do lançamento oficial da distribuição, prevista para maio próximo.

Usuários escolhem papéis de parede do Fedora 30

O Projeto Fedora acaba de anunciar em sua página Fedora Magazine que foram escolhidos os 16 mais votados papéis de parede. Eles foram desenvolvidos pela equipe do Fedora Design. Eles trabalham com a comunidade em um conjunto de 16 papéis de parede adicionais. Assim, os usuários podem instalar e usar estes para complementar o papel de parede padrão. Além disso, equipe do Fedora Design encoraja envios de toda a comunidade.

Existe uma ferramenta e uma página dedicadas a isso. Os colaboradores então usam o aplicativo Nuancier  para votar no top 16 a serem incluídos.

A votação já se encerrou os papéis de parede extras para o Fedora 30. Os eleitores escolheram entre 56 submissões. Um total de 128 colaboradores do Fedora votaram, escolhendo os  16 fundos para incluir no Fedora 30.

Os vencedores foram estes:

1. Místico Azul

Autor: Clyde He Licença: CC0

2.Montanhas Rochosas Canadenses

Autor: Helena Bartosova Licença: CC-BY-SA

3.Casa Rosa

Autor: Everaldo Coelho Licença: CC0

A lista completa você acompanha neste link.

O Fedora 30 virá com muitas novidades, como o Firefox Wayland; a habilitação do modo “Best” no DNF; Bash 5.0; aprimoramentos do Fastboot; e o Gnome 3.32, entre outras surpresas.

Fedora com novo Gnome

O GNOME 3.32 continuará com vários aprimoramentos do Wayland, melhorias do Epiphanyotimizações de desempenhouso crescente do sistema de compilação do Mesonremoção de menus do aplicativo e outros trabalhos.

Em relação ao GNOME 3.32 Wayland, alguns dos itens merecem atenção.  Eles melhoraram muito a experiência com o hardware de tela ASpeed e se comportaram corretamente para telas de não-60Hz e hot-plugging de GPU. Além disso, possui melhor desempenho de tela USB.

Fedora planeja um identificador exclusivo

Fedora 31 não será cancelado

Os desenvolvedores do Fedora estão procurando implementar um identificador UUID por sistema, utilizando o gerenciador de pacotes DNF. Assim, devem contar com mais precisão sua base de usuários.

Matthew Miller, da Red Hat, que atualmente preside o Conselho Fedora, apresentou a proposta para o Fedora 30. Então, seria um identificador exclusivo por sistema, usado exclusivamente pelo DNF, para melhor estimar a base de usuários do Fedora. Tal como está agora, o Fedora tenta estimar sua base de usuários somente em IPs únicos que lidam com seus arquivos de pacotes.

Identificação detalhada

Além de comunicar o UUID aos servidores Fedora, a variante do Fedora (por exemplo, Fedora Workstation vs. Fedora Server e os diferentes spins) também seria comunicada para medir a sua popularidade. Do mesmo modo, seria comunicada se é uma instalação de curta duração, como um container Fedora ou instância de nuvem sob demanda, em oposição a uma instalação de longo prazo. No entanto, a proposta é rápida em esclarecer que a intenção não é rastrear usuários, mas apenas contar. Esse UUID não seria reutilizado por outros sistemas.

Contagem poderá ser desativada

Um gerenciador de pacotes UUID não é totalmente novo. O openSUSE já utiliza uma abordagem semelhante para fornecer métricas em sua base de instalação. Ter um número preciso na base de usuários do Fedora será útil para manter ou ampliar fundos/recursos do Fedora na Red Hat. Isso é especialmente após a aquisição da Red Hat pela IBM no final de 2018 e quaisquer mudanças que possam vir pela frente .

Do mesmo modo, outros detalhes sobre este plano para o Fedora 30 podem ser encontrados através do Wiki do Fedora. Para aqueles que não se sentem à vontade com um DNF UUID, haveria um meio “fácil” de desativar essa coleta de dados.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Canonical adiciona Containerd ao Ubuntu Kubernetes

Canonical adiciona Containerd ao Ubuntu Kubernetes

Imagens do Ubuntu 16.04.6 LTS são lançadas

Imagens do Ubuntu 16.04.6 LTS são lançadas