in

Veja como manter a saúde usando Linux e trabalhando em casa

São programas que ajudam a evitar Lesões por Esforço Repetitivo e problemas osteomusculares, de postura etc.

Nestes tempos de pandemia, trabalhar e ficar mais tempo em casa e diante do computador podem comprometer a saúde. Porém, existem formas de amenizar ou evitar que alguns problemas de saúde surjam diante do excesso de tempo diante da tela do computador. Então, se você for usuário de Linux, fique atento a estas dicas que prometem evitar, por exemplo, as lesões por esforço repetitivo, as famosas LERs mesmo estando em home office.

Com a covid-19, é obrigação das empresas garantirem o bem-estar dos trabalhadores mesmo que estejam em casa. Assim, ele deve verificar constantemente os riscos à saúde e segurança enfrentados por seus trabalhadores.

Linux com saúde

O primeiro passo é verificar sistematicamente possíveis riscos físicos, mentais, químicos e biológicos.É dentro deste contexto que está o risco da LER. Claro, estamos a falar de algo a distância, remoto, mas que nem por isso (ou por isso mesmo) merecem atenção do empregador. E também do próprio trabalhador.

Home office  e Linux

Em última análise, o funcionário precisa garantir que não se machuque ao trabalhar em casa. Os trabalhadores domésticos enfrentam muitos desafios. O usuário prolongado de equipamentos de informática pode resultar em problemas nos membros superiores, principalmente no pulso ou nas costas.

Assim, trabalhar de casa requer cuidados, especialmente para evitar distúrbios osteo musculares. É fácil para os trabalhadores domésticos esquecerem de fazer pausas e ficarem horas a fio diante de computador trabalhando. Na área de tecnologia, então, são muitos os relatos dos profissionais que afirmam estar mais tempo dedicados à labuta.

Portanto, felizmente, existe um excelente software de código aberto que ajuda a combater as chamadas RSIs. Aqui estão algumas recomendações:

Usa Linux? Então veja essas dicas de omo manter a saúde trabalhando em casa

Workrave

Veja como manter a saúde usando Linux e trabalhando em casa

Este é um programa voltado principalmente a evitar doenças ocupacionais. Totalmente feito em código aberto e que começou a ser desenvolvido há quase 20 anos, mais precisamente em 2002 e continua sendo aperfeiçoado. Possui uma boa variedade de configurações.

O Workrave é escrito na linguagem de programação C ++. Possui a tutoria animada da “Miss Workrave”. É ela quem lhe mostrará vários exercícios de alongamento. Do mesmo modo, você pode escrever scripts para se comunicar com o Workrave através do D-Bus, um sistema para comunicação entre processos.

Veja como manter a saúde usando Linux e trabalhando em casa

Este é um software multiplataforma executado no Linux e no Windows.

Site: workrave.org
Suporte: BlogDocumentaçãoFAQRepositório de Código do GitHub
Desenvolvedor: Rob Caelers, Raymond Penners, Ray Satiro e colaboradores

Como instalar?

 

Ubuntu, Debian e derivados

sudo apt-get install workrave

Fedora

sudo dnf install workrave

FreeBSD

pkg install workrave

Gentoo

sudo emerge --ask --verbose workrave

Open SUSE

zypper install workrave

Safe Eyes

Veja como manter a saúde usando Linux e trabalhando em casa

Como o nome em inglês indica, ele existe para evitar cansaço na vista.O Safe Eyes protege os olhos da fadiga ocular, usando um lembrete simples. Ele não deixa que você esqueça de fazer pausas e possui muitos plugins interessantes. Use e veja se ele realmente lhe traz o bem-estar prometido.

Instalação

Existem pacotes não oficiais disponíveis para as distribuições Linux mais populares.

Entretanto, se você deseja executar o Safe Eyes a partir da fonte, clone o repositório GitHub do projeto. Então, execute o programa Python:

{simterm]git clone https://github.com/slgobinath/SafeEyes.git
cd SafeEyes
python3 -m safeeyes[/simterm]

Website: slgobinath.github.io/SafeEyes
Suporte: GitHub Code Repository

RSIBreak

Veja como manter a saúde usando Linux e trabalhando em casa

Da mesma forma, o RSIBreak é outra opção de relaxamento diante da tela do computador. Ele exibe uma imagem aleatória de uma coleção em intervalos especificados por durações definidas.

Você pode configurar quais imagens mostrar e em que períodos de tempo.

Você pode usar os lembretes para fazer alguns exercícios de alongamento ou se afastar do computador por um tempo.

Site: userbase.kde.org/RSIBreak
Suporte: Manualrepositório de códigos do GitHub

Download

Source code: http://download.kde.org/stable/rsibreak/

Packaging status para várias distribuições

Portanto, estas são apenas algumas dicas para manter sua saúde durante o período de home office.