Você sabe o que é SMTP, POP e IMAP ?

Você já deve ter ouvido dizer sobre as siglas SMTP, IMAP ou POP quando precisou configurar sua conta de e-mail no seu celular , tablete ou computador. No primeiro momento todas estas siglas podem parecer um sopa de letrinhas, mas neste artigo iremos mostrar pra que servem e suas diferenças.

Saiba que, para enviar e receber e-mails os protocolos SMTP, IMAP e POP são comumente utilizados.

Conheça a diferença de cada um dos protocolos ( SMTP / IMAP / POP) suas características e vantagens.

SMTP

Vamos começar com o SMTP porque sua função principal é diferente das outras duas. Para que serve o SMTP? O protocolo SMTP ou Simple Mail Transfer Protocol é usado principalmente para enviar e-mail de um cliente de e-mail (por exemplo, Microsoft Outlook, Thunderbird ou Apple Mail) para um servidor de e-mail. Também é usado para retransmitir ou  encaminhar mensagens de um servidor de e-mail para outro. A capacidade de retransmitir mensagens de um servidor para outro é necessária se o remetente e o destinatário tiverem provedores de serviços de e-mail diferentes.

 Protocolo SMTP
Protocolo SMTP

 

POP

A versão 3 do POP ou chamada de POP3, especificada na RFC 1939 , suporta extensões e vários mecanismos de autenticação. Os recursos de autenticação são necessários para impedir que indivíduos mal-intencionados obtenham acesso não autorizado às mensagens dos usuários.

De um modo geral, um cliente POP recupera o e-mail da seguinte maneira:

  • Conecta-se ao servidor de correio na porta 110 (ou 995 para conexões SSL / TLS) para receber as mensagens de e-mail;
  • Exclui cópias das mensagens armazenadas no servidor;
  • As mensagens podem ser baixadas localmente;
  • Embora os clientes POP possam ser configurados para permitir que o servidor continue armazenando cópias das mensagens baixadas, as etapas descritas acima são a prática usual. Deixá-los no servidor é uma prática geralmente feita via IMAP.

 

IMAP

O IMAP, especialmente a versão atual (IMAP4), é um protocolo mais sofisticado. Ele permite aos usuários agrupar mensagens relacionadas e colocá-las em pastas, que por sua vez podem ser organizadas hierarquicamente. Também é equipado com sinalizadores de mensagem que indicam se uma mensagem foi lida, excluída ou respondida. Ele ainda permite que os usuários realizem pesquisas nas caixas de correio do servidor.

Veja como o IMAP funciona em poucas palavras:

  • Conecta-se ao servidor de correio na porta 143 (ou 993 para conexões SSL / TLS);
    Recupera mensagens de e-mail;
  • Permanece conectado até o aplicativo cliente de e-mail ser fechado e fazer o download de mensagens sob demanda.
  • As especificações IMAP podem ser encontradas na RFC 3501 .

 

Protocolo IMAP POP
Protocolo IMAP POP

 

Considerações ao escolher entre IMAP e POP3

Como a principal função do SMTP é totalmente diferente, o dilema de escolher o melhor protocolo geralmente envolve apenas IMAP e POP3. Aqui estão algumas das coisas que você deseja colocar em consideração:

 

Espaço de armazenamento do servidor

Um servidor com espaço de armazenamento limitado é um fator importante que pode forçá-lo a favorecer o POP. Como o IMAP deixa mensagens no servidor, ele pode consumir espaço de armazenamento mais rápido que o POP.

Vantagem: POP

 

Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

Há uma boa razão pela qual o IMAP foi projetado para armazenar mensagens no servidor. Destina-se a permitir a recuperação de mensagens de vários dispositivos; às vezes, até simultaneamente. Portanto, se você possui um iPhone, um tablet Android, um laptop e uma área de trabalho e deseja ler e-mails de qualquer um ou todos esses dispositivos, o IMAP seria a melhor opção.

Vantagem: IMAP

 

Sincronização

Se você acessar mensagens de e-mail de vários dispositivos (quem não tem hoje em dia?), Provavelmente desejará que todos os dispositivos reflitam a ação que você executou em um dispositivo.

Por exemplo, se você ler mensagens A, B e C, também desejará que essas mensagens sejam marcadas como “lidas” nos outros dispositivos. Se você excluiu as mensagens B e C, também desejará que essas mesmas mensagens sejam removidas da sua caixa de entrada nos outros dispositivos. Se você moveu a mensagem A para outra pasta … bem, você entende o que quero dizer. Todas essas sincronizações só podem ser alcançadas se você estiver usando IMAP.

Vantagem: IMAP

 

Organização

Como o IMAP permite que os usuários organizem mensagens de maneira hierárquica e as coloquem em pastas, certamente é melhor ajudar os usuários a se organizarem.

Vantagem:  IMAP

 

Sobrecarga computacional

Obviamente, toda essa funcionalidade IMAP tem um preço. É sem dúvida mais difícil de implementar e certamente consome muito mais CPU e RAM, especialmente quando realiza essas sincronizações. De fato, o alto uso da CPU e da memória pode ocorrer no lado do cliente e do servidor, se houver uma tonelada de mensagens para sincronizar.

Vantagem: POP

 

Privacidade

Essa é uma preocupação que pesaria muito sobre os usuários finais que frequentemente lidam com informações confidenciais. Esses usuários preferem fazer o download de todas as mensagens de email e não deixar cópias para trás no servidor.

Vantagem: POP

 

Rapidez

Enquanto o POP baixa todas as mensagens de email na conexão, o IMAP pode, opcionalmente, baixar apenas os cabeçalhos da mensagem ou determinadas partes e deixar, por exemplo, os anexos no servidor. Somente quando o usuário decide que as partes restantes valem o download, essas partes serão baixadas. Nesse sentido, o IMAP pode ser considerado mais rapidamente.

No entanto, se todas as mensagens no servidor tiverem que ser baixadas todas as vezes, o POP agora será mais rápido.

Vantagem: depende da situação

 

Conclusão

Portanto, cada um dos protocolos (SMTP / IMAP e POP) tem suas próprias vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir dentre as funções , características e capacidades são mais importantes e atendem suas necessidades.

 

Conheça um pouco mais sobre softwares de correios eletrônico nos links abaixo:

Como usar o e-mail do Outlook no Linux

Mozilla Thunderbird 68.4.1 lançado para Linux, Windows e Mac

ProtonMail lança Bridge para Linux

 

 

Artigos recentes

Artigos relacionados