in

Vulkan 1.2.134 lançado com nova extensão da Qualcomm

Mesa 20.1 melhora o OpenGL Threading

Mesa 19.2.5 lançado com correções do driver Intel Vulkan e RadeonSI

O Khronos Group lançou o Vulkan 1.2.134 como sua mais nova revisão para esta API de gráficos e computação de alto desempenho. Como de costume, o lançamento é conduzido por correções e esclarecimentos sobre a especificação. Há uma verificação aprimorada em algumas áreas, melhorias no esquema do registro e outros itens de manutenção de rotina.

A única nova extensão nesta versão é VK_QCOM_render_pass_transform. Conforme implícito no prefixo do fornecedor, essa nova extensão Vulkan foi desenvolvida pela Qualcomm.

O VK_QCOM_render_pass_transform permite que aplicativos e jogos habilitem o suporte ao driver para a funcionalidade de transformação de passagem de renderização.

Mais detalhes sobre a transformação do passe de renderização e as outras alterações através da atualização do Vulkan 1.2.134.

Mesa 20.1 melhora o OpenGL Threading

Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV

O suporte para “glthread” do Mesa OpenGL já existe há algum tempo, mas no próximo trimestre o Mesa 20.1 apresentará melhorias adicionais nesse recurso de desempenho.

O conhecido desenvolvedor de drivers de código aberto AMD OpenGL, Marek Olšák, conseguiu um grande conjunto de patches, oferecendo várias melhorias na implementação de encadeamento do OpenGL.

O Marek mesclou 28 patches no Mesa 20.1-devel que, dentre as melhorias do glthread, não há mais funções de sincronização que usam apenas um pointer e não retornam, melhorias no gerador, melhor tratamento de fallback para certos tipos de buffer e desativando o encadeamento do OpenGL em menos instâncias.

Esse conjunto de patches fornece muitas melhorias para o Mesa glthread, embora Marek tenha notado que ainda é necessário o suporte à lista de exibição e outros itens remanescentes.

Esta rodada de melhorias de encadeamento do Mesa OpenGL pode ser encontrada no Gitlab. O Mesa 20.1 com essas melhorias deve ser lançado no final de maio.

Mesa 20.0.1 lançado com o primeiro lote de correções de Driver OpenGL e Vulkan do trimestre

Após o lançamento do Mesa 20.0 em meados de fevereiro, o primeiro ponto da série de recursos Mesa 3D deste trimestre está disponível.

Dylan Baker, da Intel, lançou o Mesa 20.0.1, representando as correções acumuladas desde a estreia em 19 de fevereiro do Mesa 20.0. Por ser o primeiro lançamento pontual, surpreendentemente não há muitas correções. Existem várias correções principais, várias correções de driver Intel ANV e Iris, algumas correções ACO e LLVM para a Radeon e outros itens principalmente comuns.

Uma das poucas correções que se destacam é a correção do driver Intel Vulkan, que oferece um grande impulso ao desempenho da computação Vulkan, presente no Mesa 20.0.1, depois de ter sido portada a partir do Mesa 20.1-devel Git nos últimos dias.

A lista de alterações do Mesa 20.0.1 pode ser encontrada em Mesa3D.org. Enquanto isso, o Mesa 20.0.2 deve sair em duas semanas como o próximo lançamento.

Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado APT 2.0 e novo driver do sistema de arquivos exFAT da Microsoft está configurado para o Linux 5.7

Lançado APT 2.0 e novo driver do sistema de arquivos exFAT da Microsoft está configurado para o Linux 5.7

4 ferramentas de monitoramento para você instalar em seu Linux

Kernel Linux 5.6-rc5 é lançado