Wine 4.3 lançado com correções de bugs

Wine e Wine-Staging 5.5 lançados
wine

O Wine 4.3 acaba de ser lançado com correções de bugs. Portanto, esta versão em desenvolvimento está disponível para download. Eventualmente, essa aplicação permite a utilização de programas feito para Windows, funcionarem no Linux e MacOS. Quem não está por dentro do projeto, pode ficar a impressão de que o Wine utilize algum método de emulação. Porém, como o próprio nome diz, Wine Is Not an Emulator. Então, ele funciona apenas como um tradutor, adicionando uma camada de compatibilidade e convertendo as API do Windows em chamadas POSIX on-the-fly. Assim, elimina, teoricamente, as limitações de desempenho e memória.

O que há de novo no Wine 4.3

  • Implementação do XAudio2 usando a biblioteca FAudio;
  • Mono engine atualizado para o mais recente upstream;
  • Mais moderno manuseio de janelas icônicas;
  • Melhor manipulação de objetos do kernel;
  • Várias correções de bugs.

Foram corrigidos ao todo 45 bugs. Para jogos como:

  • Jurassic Park;
  • Operation Genesis;
  • LEGO Star Wars;
  • BREW Simulator;
  • Entre outros.

Caso queira, há uma lista de jogos com bom funcionamento com Proton, projeto este baseado no Wine que visa a aumentar e melhorar a disponibilidade de títulos lançados para Windows, no Linux através do Steam Play.

Correção de bugs

  • Cliente League of Legends trava ao entrar em um lobby com outros jogadores;
  • Travamento na inicialização do cliente Garena v2.0.x;
  • Versão mais recente do LINE que não funcionava;
  • Foi resolvido o travamento do iTunes na instalação;
  • DirectX não detecta Intel HD Graphics 620;
  • Call of Juarez: Bound in Blood falha na inicialização ao usar FAudio;
  • Não é possível instalar .NET SP1 falha ao instalar com WineTricks.

Assim, você pode visualizar a lista completa de todos os bugs no site oficial. Caso tenha o Wine 4.3 instalado em seu sistema, você pode conferir o nosso tutorial de como instalar o Wine 3.0.3 estável no Ubuntu 18.04 LTS ou Linux Mint ou sua versão de desenvolvimento. Dessa maneira, pode acessar o conteúdo de instalação, para maiores instruções de como utilizar o Wine em outros ambientes.

Wine-Staging 4.3 adiciona novos patches

Da mesma forma que o Wine 4.3, a equipe do Wine-Staging anunciou seu mais novo lançamento de desenvolvimento. Assim, o Wine-Staging 4.3 submeteu alguns dos seus patches para o Wine. Foram nada menos que quase 800 patches.

Os 790 patches desta versão ficaram dentro da média dos últimos lançamentos. Isso já havia ocorrido na versão anterior. Tudo graças a pacotes atualizados e com várias correções.

Vamos aos destaques do Wine-Staging 4.3

  • Uma correção do WineD3D para um bug de 12 anos referente à demo do The Sims 2, onde ele sairia prematuramente;
  • Correções de Entrada Direta para permitir o remapeamento dos botões do joystick e permitir a reconexão dos joysticks;
  • WMCreateSyncReader suporte para ajudar, pelo menos, a demonstração do RUSE;
  • Uma correção para League of Legends sobre NtQueryVirtualMemory;
  • Adicionando um stub para satisfazer o Eraser Control Driver da Symantec;
  • Uma correção de bug de 11 anos para o COMCTL32.

O Wine-Staging também atualiza seu código WineD3D e outros trabalhos. Do mesmo modo, binários de Wine e Wine-Staging estão sempre disponíveis no WineHQ.org. No entanto, quem preferir verificar a fonte para esta ramificação experimental/de teste podem fazê-lo através do GitHub.