in

Wine 5.0 tem quase seis milhões de linhas de código

Vulkan 1.2.132 lançado como primeira atualização após o Vulkan 1.2.

Linux Game Publishing online está de volta

O novo Wine 5.0 possui dados impressionantes e tem nada menos que quase seis milhões de linhas de código. Pelo menos é isto que mostram algumas estatísticas de desenvolvimento no Wine Git. Este é importante para saber qual a tendência e números do Wine 5.0. Certamente, isso deve despertar interesse dos usuários deste popular programa do Linux, que servbe principalmente para rodar jogos e aplicativos do Windows.

Ao executar o GitStats no repositório do Wine Git, agora são 135.558 commits de cerca de 1.586 autores diferentes, desde o código Wine mais antigo contando a partir do lançamento em 1993.

Wine 5.0 tem quase seis milhões de linhas de código

Wine 5.0 tem quase seis milhões de linhas de código

Durante o ano de 2019, a contagem de commit do Wine estava em um ponto muito alto desde 2012. O Wine em 2019 viu 7.373 commits que adicionaram 478.947 linhas de código e removeu 226.911 linhas. Os anos com o maior número de commits na história do Wine foram em 2008 ~ 2009. É ótimo que os números de 2019 sejam os mais altos em vários anos, provavelmente em parte graças à Valve e à CodeWeavers em seus trabalhos de melhorias nos jogos.

O colaborador mais assíduo do Wine no ano passado, sendo responsável por cerca de 17% dos commits foi Zebediah Figura, seguido pelo líder do Wine, Alexandre Julliard. Outros desenvolvedores do Wine em destaque em 2019 foram Julliard, Nikolay Sivov, Jacek Caban, Henri Verbeet e Michael Stefaniuc. Durante 2019, cerca de 142 autores diferentes tiveram commits fazendo parte Wine, valor levemente maior que o obtido em 2018.

A partir do Wine 5.0, a base de código chega a 5.708.955 e, com as tendências atuais, é possível ultrapassar seis milhões de linhas pelo Wine 6.0.

Mais estatísticas de desenvolvimento de vinhos podem ser encontradas aqui.

Vulkan 1.2.132 lançado como primeira atualização após o Vulkan 1.2

Após o lançamento do Vulkan 1.2 na semana passada, o Vulkan 1.2.132 foi lançado na terça-feira como o primeiro lançamento de manutenção desta importante revisão da API do Vulkan.

Com o Vulkan 1.2.132, não há novas extensões, mas várias correções na documentação e especificação como resultado de vários relatórios de erros públicos e privados. Isso garante a semântica correta do comportamento da API do Vulkan.

A lista completa do Vulkan 1.2.132 é alterada via GitHub.

Em uma semana, o Vulkan 1.2 começou bem com o suporte a drivers da NVIDIA no mesmo dia, o RenderDock 1.6 com o Vulkan 1.2 e até o Mesa 20.0 já oferece suporte ao Vulkan 1.2 com os drivers Intel ANV e Radeon RADV Vulkan.

A AMD do Windows também possui uma versão de suporte ao Vulkan 1.2 e, portanto, o próximo código do AMDVLK provavelmente oferecerá suporte semelhante.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Você já experimentou o Kaisen Linux? Uma distribuição para recuperação de sistemas!

Você já experimentou o Kaisen Linux? Uma distribuição para recuperação de sistemas!

Nova tecnologia da Amazon permitirá que os clientes paguem com as mãos

Nova tecnologia da Amazon permitirá que os clientes paguem com as mãos