A versão de desenvolvimento do Wine 6.19 foi lançada após mais semanas tentando criar a melhor camada de compatibilidade do Windows possível. Parte do que compõe o Steam Play Proton. Mais ou menos uma vez por ano, uma nova versão estável é feita. Os desenvolvedores trabalham para o Wine 7.0 estável no início de 2022. Assim, o novo Wine 6.19 traz novidades de joystick e mais módulos convertidos para PE.
Os destaques da versão Wine 6.19 incluem:
- IPHlpApi, NsiProxy, WineDbg e alguns outros módulos convertidos para PE.
- Mais trabalho de joystick HID.
- Partes do kernel do GDI foram movidas para o Win32u.
- Mais trabalho para o suporte à depuração do Dwarf 3/4.
Com o joystick HID habilitado por padrão a partir do Wine 6.18, esse trabalho adicional continua a ajudar a melhorar a compatibilidade. A ideia original era reunir o suporte a joystick sob uma bandeira no Wine, resultando em mais jogos e aplicativos funcionando corretamente.
Wine 6.19 traz novidades de joystick e mais módulos convertidos para PE
A conversão contínua de vários módulos para PE é outra que aumentará gradualmente a compatibilidade de várias maneiras ao longo do tempo para o comportamento esperado. Anteriormente, o Wine construía suas bibliotecas Win32 (como DLLs e EXEs) como ELF, mas por muitas razões (como melhor compatibilidade) eles começaram a movê-las para usar PE.
Para bugs relatados como corrigidos a partir deste lançamento, eles observaram 22, incluindo problemas resolvidos para: Open Metronome, FreeOrion, Levelhead, Darksiders Warmastered Edition, Mass Effect Legendary Edition, Control Ultimate Edition, A Plague Tale: Innocence, Thronebreaker: The Witcher Tales e outros mais. Além disso, há atualizações de outros softwares como Corel Painter 12 e PureBasic.
A fonte está disponível nos seguintes locais:
Os pacotes binários para várias distribuições estarão disponíveis em: https://www.winehq.org/download
Você encontrará a documentação em https://www.winehq.org/documentation.
Você também pode obter a fonte atual diretamente do git repositório.
Verifique https://www.winehq.org/git para obter detalhes.
Bugs corrigidos em 6.19 (total 22):
- Open Metronome (versão WAV) trava na saída
- O botão seguinte do Corel Painter 12 EULA fica acinzentado independentemente de
- IEC 61850 v2.02 exemplo de cliente que espera que ‘wine_pcap_findalldevs_ex’ retorne nomes de adaptadores em ‘<protocol>: // \ Device\NPF_ <adaptername> ‘formato
- FreeOrion trava ao iniciar um jogo rápido;
- PureBasic x64 IDE falha ao iniciar a ajuda online (tecla “F1”);
- O utilitário TP-Link PLC 2.2 falha na inicialização com’ packet.dll ‘nativo (parte do WinPcap) (necessidades wine_pcap_findalldevs ‘para lidar com descrição do adaptador vazio);
- levelHead: erro fatal ao tentar acessar o jogo’ servidores s quando conectado
- Implementar kernelbase.GetModuleFileNameW usando ntdll.LdrGetDllFullName
- MikuMikuMoving v1275 trava na inicialização;
- Darksiders Warmastered Edition falha antes de iniciar uma introdução;
- Mass Effect Legendary faltando api-ms-win-core-psapi-l1-1-0 e api-ms-win-
- A função core-psapi-ansi-l1-1-0;
- Vários jogos travam antes do início do jogo/entrando no menu principal (Control Ultimate Edition, A Plague Tale: Innocence).
Mais informações e downloads do Wine 6.19 via WineHQ.org.