Notícias

22/11/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Wine 7.0 Code Freeze deve começar no início de dezembro

Wine 7.0 Code Freeze deve começar no início de dezembro

Os planos para a chegada do novo Wine 7.0 começam a ficar conhecidos dos usuários, logo após a chegada da versão 6.22 do programa na semana passada. Assim, já começaram os preparativos para o lançamento do Wine 7.0.


O líder do projeto Wine, Alexandre Julliard, traçou planos para lançar o Wine 7.0 em janeiro, como é tradição. Para que isso aconteça, o plano é ter o Wine 6.23 em duas semanas e uma semana depois disso para marcar o início do congelamento do código. Após o Wine 6.23 com quaisquer recursos restantes, o Wine 7.0-rc1 virá uma semana depois, em 10 de dezembro, com o congelamento do código rígido em vigor.

Candidatos ao lançamento semanal do Wine 7.0 são esperados de 10 de dezembro a janeiro, sempre que o lançamento oficial do 7.0.0 for considerado pronto. Se as tradições se mantiverem, a versão estável do Wine 7.0 deve aparecer na segunda metade de janeiro.

Wine 7.0 Code Freeze deve começar no início de dezembro

Veremos quais recursos restantes do Wine 7.0 estão preparados a tempo, o que será interessante para ver se o suporte FUTEX2 para uso no Linux 5.16+ chega a este lançamento estável anual. Para a maioria dos gamers e entusiastas, os lançamentos estáveis do Wine não são tão importantes com os lançamentos de desenvolvimento quinzenais do Wine tendendo para a direção certa para melhorias em relação às regressões e o Proton do Steam Play regularmente baseando-se no Wine upstream.

Linux /dev/random RNG anunciado pela 43ª vez

Por mais de meia década, tem havido o esforço em torno do Linux Random Number Generator como uma nova implementação /dev/random para Linux. Depois de mais de cinco anos, o LRNG continua a trabalhar no sentido de se manter e hoje marca a 43ª revisão desses patches.

O LRNG continua sendo uma implementação “pronta para a produção” de /dev/random que segue diferentes mudanças de design da implementação do kernel existente. Embora seja uma substituição imediata com a mesma API/ABI.

O desenvolvedor líder de LRNG, Stephan Müller, acredita que esta implementação é superior ao status quo graças a melhorias no manuseio de criptografia, melhor escalabilidade com grandes sistemas paralelos, desempenho até 130% mais rápido no caminho do código crítico, uma variedade de outras vantagens de desempenho, ferramentas melhores e testes, e muitos recursos configuráveis.


Os patches da v43 para LRNG têm melhorias para manipulação se configurados para ter entropia zero, suporte de compressão para fontes de entropia de CPU sem entropia total e várias outras correções e melhorias de código de baixo nível. Saiba mais sobre o LRNG na apresentação embutida abaixo do Linux Security Summit do mês passado.

Veremos quanto falta para se e quando esta nova implementação /dev/random estiver pronta para o kernel Linux principal. Os patches da v43 podem ser encontrados na lista de discussão do kernel.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.