Wine 7.22 lançado e Wine 8.0 deve entrar em breve na fase de congelamento

Wine 8.19 vem com Mono atualizado e mais código DirectMusic
Wine 7.2 trabalha no decodificador de áudio WMA

O líder do projeto Wine, Alexandre Julliard, anunciou o lançamento do Wine 7.22 antes da fase de congelamento do Wine 8.0 que se aproxima.

O Wine 7.22 implementa thunks de 32 bits em 64 bits para Vulkan e OpenGL, a biblioteca OpenLDAP agora é agrupada e construída em um formato executável portátil (PE), agora há suporte para o processador de impressão RAW no WinPrint, mais conversão de formato printf trabalho e várias correções de bugs.

Wine 7.22 lançado próximo da fase de congelamento do Wine 8.0

O Wine 7.22 possui 38 correções de bugs conhecidas que afetam vários jogos, VBScript, USB e outros bits.

Os downloads do Wine 7.22 e mais informações sobre as alterações podem ser encontrados em WineHQ.org.

Olhando para o futuro, Julliard planeja iniciar o congelamento do código do Wine 8.0 com o lançamento de desenvolvimento do Wine 7.23 em 9 de dezembro. Depois disso, é para os candidatos a lançamento e, em seguida, emitindo o estável lançamento do Wine 8.0 no início de 2023.

O que há de novo nesta versão:

Wine 7.22 lançado e Wine 8.0 deve entrar em breve na fase de congelamento
  • Thunks de 32 em 64 para Vulkan e OpenGL.
  • Biblioteca OpenLDAP agrupada e construída como PE.
  • Suporte para o processador de impressão RAW no WinPrint.
  • Mais progresso na conversão do formato printf de tipos longos.
  • Várias correções de bugs.

A fonte está disponível em:

https://dl.winehq.org/wine/source/7.x/wine-7.22.tar.xz

Pacotes binários para várias distribuições estarão disponíveis em:

https://www.winehq.org/download

Você encontrará a documentação em https://www.winehq.org/documentation

Você também pode obter a fonte atual diretamente do git
repositório. Verifique https://www.winehq.org/git para obter detalhes.

Instalando e Usando o Wine

O Wine é uma camada de compatibilidade do Windows de código aberto que permite que você execute os softwares do Windows diretamente na área de trabalho do Linux. Não é um emulador, nem é um virtualizador. O Wine simplesmente lhe dá compatibilidade para executar o software Windows sem executar o Windows.

Para instalar o Wine no Ubuntu, simplesmente abra o terminal e digite o comando:

Terminal
sudo apt install wine-stable

Para instalar o Wine no Fedora, execute o comando abaixo de acordo coma versão do sistema.

Lembre-se trocar a numeração, que no exemplo abaixo é 36, que corresponde ao Fedora 36 para a versão atual de quando você for instalar.

Terminal
sudo dnf -y install dnf-plugins-core
sudo dnf config-manager --add-repo https://dl.winehq.org/wine-builds/fedora/36/winehq.repo

Alternativamente, você pode procurar por “Wine” usando o instalador de software. Clique em “instalar” após encontrá-lo.

Uma vez instalado, você pode baixar arquivos .exe e executá-los através do Wine. Isso permitirá que você jogue jogos do Windows em seu Linux.

Você deve sempre usar o Wine no Linux?

Vale a pena notar que o Wine não é sempre a melhor opção, pois você pode encontrar bugs ou problemas de performance ao jogar alguns jogos. Outros provaram rodar bem. “World of Warcraft”, por exemplo, é apreciado por muitos jogadores usando Linux e Wine.

Às vezes, é uma boa ideia buscar alternativas do Linux para aplicativos ou jogos primeiro. Se você não conseguir encontrá-los, veja se os jogos que você está procurando possuem opções de reprodução instantânea sem necessidade de download.

Por exemplo, você pode jogar poker online no 888.com visitando o site. Será aberta uma nova janela que permite que você jogue todos os melhores jogos disponíveis, como Texas Hold ‘Em e Omaha poker. Isso é possível através de um navegador de internet, sem um download.

Se não houver aplicativos Linux alternativos ou versões de reprodução instantânea, você deve usar o Wine para jogar jogos do Windows. Você pode verificar o banco de dados do aplicativo Wine para obter informações sobre como os jogos e aplicativos individuais serão executados e para todos os ajustes que você precisa para fazê-los funcionar bem.

Há também uma maneira mais fácil de jogar jogos do Windows no Linux usando o Wine. Baixe o aplicativo PlayOnLinux. Este programa oferece vários ajudantes para baixar e instalar jogos de forma simples. Você pode obtê-lo procurando por ele em sua ferramenta de software ou usando o terminal. Para instalar no Ubuntu, execute o seguinte comando no terminal:

Para instalar o PlayOnLinux no Ubuntu, Debian ou derivados execute:

Terminal
sudo apt install playonlinux

Para instalar o PlayOnLinux no Fedora ou derivados, execute:

Terminal
sudo dnf install playonlinux

Existem várias outras maneiras pelas quais você pode jogar jogos do Windows no Linux, inclusive usando uma máquina virtual para executar o Windows em sua área de trabalho ou usando um sistema de inicialização dupla para que você possa executar o Windows como um sistema operacional separado quando você reiniciar. No entanto, usar o Wine é um método eficaz para muitos jogos, e o uso do PlayOnLinux facilita muito. Aproveite o seu jogo!