Notícias

Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches

0
Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches

Construído com base no Wine 3.21 lançado na sexta-feira,o Wine-Staging 3.21 está agora disponível com centenas de patches adicionais de teste e desenvolvimento. O Wine 3.21 é o último lançamento de desenvolvimento esperado antes do próximo congelamento de código para o Wine 4.0. Portanto, o Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches.

Muitas alterações

O Wine-Staging 3.21 está carregando aproximadamente 850 patches. Todos na base de código vanilla/upstream Wine. Porém, esse número na verdade é mais baixo que os lançamentos anteriores. Tudo graças a vários patches sendo enviados em torno do módulo oleaut32, X Input, WineD3D.

Os novos patches incluem:
  • bits para um relatório de bug de cinco anos. Isso melhora as caixas de diálogo de erro do Visual Studio 2010 Express;
  • uma correção do instalador do SolidWorks 2016. A medida atende um relatório de bug de nove anos. Esse problema afetava alguns programas antigos como o MSN Messenger Live 2009;
  • outras funções ausentes para satisfazer alguns programas e evitar que eles travem e outras correções.

Wine Staging é uma versão especial do Wine que fornece suporte para projetos como Pipelight. Então, o último código do Wine-Staging pode ser obtido no link do projeto no GitHub. Neste post, veja como fazer a instalação no Ubuntu e derivados via repositório.

Wine 4.0

Enquanto isso, o fundador e desenvolvedor líder do Wine, Alexandre Julliard, definiu os planos para o próximo lançamento estável. O Wine 4.0 deve entregar melhorias para rodar jogos/aplicativos para Windows em Linux, BSDs e macOS. 

Embora tenha demorado quinze anos para que o projeto de código aberto Wine alcançasse seu marco de 1.0, atualmente a Wine está com ritmo de lançamento anual. Assim, o Wine 4.0 deve sair já no início do novo ano. O Wine 4.0 será o lançamento estável culminando com todos os lançamentos quinzenais do Wine 3.x nos últimos doze meses. 

Alexandre Julliard está planejando iniciar o congelamento do código Wine 4.0 em 7 de dezembro. Portanto, após o início do congelamento de código, haverá candidatos ao lançamento semanal do Wine 4.0. 

Se tudo correr bem, o Wine 4.0.0 deve estar pronto para ser lançado em janeiro. Então, agora é para uma última chamada para quaisquer novos recursos desejados para o Wine 4.0. 

Alterações já aplicadas

  • O suporte da Vulkan foi eliminado;
  • várias mudanças para melhorar o jogo no Wine;
  • renderização de fonte sub-pixel FreeType;
  • Wine Direct3D padronizando contextos OpenGL;
  • melhor preenchimento automático de shell;
  • suporte a descompactação de textura DXTn;
  • melhorias de depuração Suporte a HiDPI;
  • suporte a CSMT do Direct3D por padrão;
  • suporte a gamepad da HID;
  • trabalho inicial em torno do Direct3D 12/VKD3D e toneladas de correções específicas de aplicativos/jogos. 

O Wine 4.0 deve ser um ótimo lançamento especialmente para os gamers. Espera-se que seja rapidamente baseado no Proton da Steam.

Graças em grande parte a Valve/Steam Play, há muito mais interesse nos últimos meses em torno do apoio financeiro da Wine e da Valve à CodeWeavers que também está ajudando no desenvolvimento do upstream.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kernel 4.20 RC4 lançado com codinome “Shy Crocodile”

Previous article

IPFire Linux Firewall obtém suporte para Wi-fi 802.11ac

Next article

You may also like

More in Notícias