in

Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches

Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches

Construído com base no Wine 3.21 lançado na sexta-feira,o Wine-Staging 3.21 está agora disponível com centenas de patches adicionais de teste e desenvolvimento. O Wine 3.21 é o último lançamento de desenvolvimento esperado antes do próximo congelamento de código para o Wine 4.0. Portanto, o Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches.

Muitas alterações

O Wine-Staging 3.21 está carregando aproximadamente 850 patches. Todos na base de código vanilla/upstream Wine. Porém, esse número na verdade é mais baixo que os lançamentos anteriores. Tudo graças a vários patches sendo enviados em torno do módulo oleaut32, X Input, WineD3D.

Os novos patches incluem:
  • bits para um relatório de bug de cinco anos. Isso melhora as caixas de diálogo de erro do Visual Studio 2010 Express;
  • uma correção do instalador do SolidWorks 2016. A medida atende um relatório de bug de nove anos. Esse problema afetava alguns programas antigos como o MSN Messenger Live 2009;
  • outras funções ausentes para satisfazer alguns programas e evitar que eles travem e outras correções.

Wine Staging é uma versão especial do Wine que fornece suporte para projetos como Pipelight. Então, o último código do Wine-Staging pode ser obtido no link do projeto no GitHub. Neste post, veja como fazer a instalação no Ubuntu e derivados via repositório.

Wine 4.0

Enquanto isso, o fundador e desenvolvedor líder do Wine, Alexandre Julliard, definiu os planos para o próximo lançamento estável. O Wine 4.0 deve entregar melhorias para rodar jogos/aplicativos para Windows em Linux, BSDs e macOS. 

Embora tenha demorado quinze anos para que o projeto de código aberto Wine alcançasse seu marco de 1.0, atualmente a Wine está com ritmo de lançamento anual. Assim, o Wine 4.0 deve sair já no início do novo ano. O Wine 4.0 será o lançamento estável culminando com todos os lançamentos quinzenais do Wine 3.x nos últimos doze meses. 

Alexandre Julliard está planejando iniciar o congelamento do código Wine 4.0 em 7 de dezembro. Portanto, após o início do congelamento de código, haverá candidatos ao lançamento semanal do Wine 4.0. 

Se tudo correr bem, o Wine 4.0.0 deve estar pronto para ser lançado em janeiro. Então, agora é para uma última chamada para quaisquer novos recursos desejados para o Wine 4.0. 

Alterações já aplicadas

  • O suporte da Vulkan foi eliminado;
  • várias mudanças para melhorar o jogo no Wine;
  • renderização de fonte sub-pixel FreeType;
  • Wine Direct3D padronizando contextos OpenGL;
  • melhor preenchimento automático de shell;
  • suporte a descompactação de textura DXTn;
  • melhorias de depuração Suporte a HiDPI;
  • suporte a CSMT do Direct3D por padrão;
  • suporte a gamepad da HID;
  • trabalho inicial em torno do Direct3D 12/VKD3D e toneladas de correções específicas de aplicativos/jogos. 

O Wine 4.0 deve ser um ótimo lançamento especialmente para os gamers. Espera-se que seja rapidamente baseado no Proton da Steam.

Graças em grande parte a Valve/Steam Play, há muito mais interesse nos últimos meses em torno do apoio financeiro da Wine e da Valve à CodeWeavers que também está ajudando no desenvolvimento do upstream.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kernel 4.20 RC4 lançado com codinome "Shy Crocodile"

Kernel 4.20 RC4 lançado com codinome “Shy Crocodile”

Firewall Linux IPFire foi corrigido contra vulnerabilidades do SACK Panic

IPFire Linux Firewall obtém suporte para Wi-fi 802.11ac