in

WireGuard publica nova versão mas não estará no Linux 5.1

Havia uma grande expectativa em torno da estreia do WireGuard niretamente no Kernel.

Novo WireGuard é liberado

Jason Donenfeld, o desenvolvedor líder da WireGuard, lançou uma nova versão deste software de VPN seguro. O WireGuard 0.0.20190227 é a nova versão de teste desta alternativa muito útil e prática para quem possui o OpenVPN. Esta versão de pré-lançamento possui:

  • Mudanças para o FreeBSD;
  • Várias melhorias de código;
  • Mitigação de possíveis ataques de canal lateral;
  • Correção de bloqueios de alocação;
  • Correções para compatibilidade com versões mais antigas do kernel.

Há também otimizações para ajudar o WireGuard a ser “muito mais rápido” para operações envolvendo milhares de usuários. Jason notou particularmente: “A adição e a limpeza do lote/permissão do lote são várias ordens de magnitude mais rápidas agora.”

Estreia no Kernel ficou para depois

Ao mesmo tempo, o WireGuard tinha o objetivo de entrar no kernel principal do Linux em 2018 Porém, isso não aconteceu e parece estar longe de ser implementado.

A janela de mesclagem do Linux 5.1 será aberta no domingo/segunda-feira após o lançamento do kernel 5.0, mas o WireGuard não fará parte dela. O WireGuard não foi preparado no net-next e ainda precisaria de uma rodada final de revisão por outros desenvolvedores de kernel. Esperamos que o WireGuard esteja pronto para ser implementado em alguns meses com o Linux 5.2. 

Embora o WireGuard ainda não esteja integrado ao kernel do Linux, ele é facilmente implantável como um módulo de kernel fora da árvore do DKMS. Diversas distribuições do Linux possuem o WireGuard empacotado/disponível desta forma para os interessados. A WireGuard também continua fazendo incursões em outras plataformas, incluindo macOS/iOS e Android.

Aqueles que querem saber mais sobre o WireGuard podem fazê-lo em WireGuard.com. Mais detalhes na versão v0.0.20190227 via sua lista de discussão.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Clear Linux desenvolve "libSuperX11" para otimização

Conheça Clear Linux, uma distribuição Linux da Intel

meet-noodle-pi-a-complete-raspberry-pi-diy-pocket-computer-powered-by-gnu-linux-2

Conheça o Noodle Pi, o seu computador de bolso!