in

WireGuard publica nova versão mas não estará no Linux 5.1

Havia uma grande expectativa em torno da estreia do WireGuard niretamente no Kernel.

Ubuntu 20.04 LTS ainda pode ter suporte WireGuard

Jason Donenfeld, o desenvolvedor líder da WireGuard, lançou uma nova versão deste software de VPN seguro. O WireGuard 0.0.20190227 é a nova versão de teste desta alternativa muito útil e prática para quem possui o OpenVPN. Esta versão de pré-lançamento possui:

  • Mudanças para o FreeBSD;
  • Várias melhorias de código;
  • Mitigação de possíveis ataques de canal lateral;
  • Correção de bloqueios de alocação;
  • Correções para compatibilidade com versões mais antigas do kernel.

Há também otimizações para ajudar o WireGuard a ser “muito mais rápido” para operações envolvendo milhares de usuários. Jason notou particularmente: “A adição e a limpeza do lote/permissão do lote são várias ordens de magnitude mais rápidas agora.”

Estreia no Kernel ficou para depois

Ao mesmo tempo, o WireGuard tinha o objetivo de entrar no kernel principal do Linux em 2018 Porém, isso não aconteceu e parece estar longe de ser implementado.

A janela de mesclagem do Linux 5.1 será aberta no domingo/segunda-feira após o lançamento do kernel 5.0, mas o WireGuard não fará parte dela. O WireGuard não foi preparado no net-next e ainda precisaria de uma rodada final de revisão por outros desenvolvedores de kernel. Esperamos que o WireGuard esteja pronto para ser implementado em alguns meses com o Linux 5.2. 

Embora o WireGuard ainda não esteja integrado ao kernel do Linux, ele é facilmente implantável como um módulo de kernel fora da árvore do DKMS. Diversas distribuições do Linux possuem o WireGuard empacotado/disponível desta forma para os interessados. A WireGuard também continua fazendo incursões em outras plataformas, incluindo macOS/iOS e Android.

Aqueles que querem saber mais sobre o WireGuard podem fazê-lo em WireGuard.com. Mais detalhes na versão v0.0.20190227 via sua lista de discussão.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Clear Linux Project tem um novo site de documentação

Conheça Clear Linux, uma distribuição Linux da Intel

meet-noodle-pi-a-complete-raspberry-pi-diy-pocket-computer-powered-by-gnu-linux-2

Conheça o Noodle Pi, o seu computador de bolso!