in

XWayland 21.1 planejado para lançamento em meados de março

O sistema Fedora 34 deve adotar o recurso.

XWayland 21.1 planejado para lançamento em meados de março

Os planos de oferecer pacotes XWayland autônomos estão avançando a passos largos. Sendo assim, o XWayland 21.1 planejado para lançamento em meados de março. Então, o código XWayland mais recente vai permitir clientes X11 dentro de ambientes Wayland, separados dos lançamentos do servidor X.Org como tem sido o caso de empacotamento até agora.

Dado o X.Org Server 1.21 sem ninguém se preparando para gerenciar esse lançamento e despachá-lo, o Fedora/Red Hat está recorrendo ao envio de pacotes XWayland independentes. Eles têm como base o código X.Org Server Git. Porém, fornecendo apenas os bits XWayland. 

Enquanto o código do servidor X.Org convencional raramente parece ter aprimoramentos atualmente, a área do XWayland permanece bastante ativa. São constantes otimizações de desempenho, novos recursos e outras correções.

XWayland 21.1 planejado para lançamento em meados de março

Este pacote autônomo permitirá que o Fedora e qualquer outro fornecedor de distribuição que o deseje, tenha facilmente o suporte ao cliente X11 mais recente no Wayland. Assim, não terão de enviar o X.Org Server Git ou procedimentos semelhantes. A Red Hat está instituindo esses lançamentos autônomos como parte do Fedora 34, que será lançado em abril deste ano.

Michel Dänzer, que tem trabalhado na coordenação e gerenciamento do trabalho upstream, anunciou os planos para o lançamento inaugural do XWayland 21.1. Ele planeja criar o branch XWayland-21.1 no início de fevereiro. Da mesma forma, devem sair: um candidato a lançamento em meados de fevereiro, um possível segundo candidato a lançamento no início de março. Assim, o lançamento final 21.1 deve ocorrer em meados de março.

A meta de 17 de março o coloca bem antes do lançamento do Fedora 34 no final de abril.

Phoronix

Ubuntu 21.04 agora vem com Linux 5.10 LTS e Wayland ativado por padrão

Ubuntu 21.04 vai ativar otimizações LTO para seus pacotes

Clonezilla Live 2.7.1 lançado com Linux 5.10 LTS e suporte aprimorado do RAID para Linux

Clonezilla Live 2.7.1 lançado com Linux 5.10 LTS e suporte aprimorado do RAID para Linux