13 – Administração De Sistemas Linux – Informações sobre o Hardware pelo Terminal Linux!

Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte

Listar informações sobre o hardware no Linux é basicamente uma tarefa quase que diária de muitos administradores de sistemas Linux, em especial para profissionais que atuam em grandes corporações, ou possuem uma boa gama de clientes.

Comandos para obter Informações sobre o Hardware

Vamos utilizar apenas o terminal e alguns comandos, não será utilizado nenhuma aplicação com interface gráfica ou algo parecido.

Comando lspci

Vamos sempre usar o comando lspci para visualizar todos os dispositivos no barramento PCI, e caso seja necessário, podemos usar as opções -vv ou -v para mais informações em modo verbose. Mas, não precisa correr para o Google, fizemos um artigo onde explicamos de maneira fácil, o que é o Verbose Mode.

Agora vamos para a sintaxe do comando lspci:

Terminal
lspci
Você verá uma lista com todos os itens de hardware no barramento PCI, sim, a lista pode ser bem grande!

Comando lsusb

Semelhante ao comando anterior, o comando lsusb vai listar os dispositivos no barramento USB, e assim como o anterior, também podemos usar as opções -v ou -vv para mais informações no famoso modo verbose.

E vamos para a sintaxe do comando lsusb:

Terminal
lsusb

Comando lscpu

Este comanda é o mais simples, como o nome já sugere, o comando lscpu vai lista informações sobre a CPU.

Sintaxe do comando lscpu:

Terminal
lscpu

No entanto, se você precisar ir mais a fundo, você pode detalhar informações mais especificas. Veja alguns exemplos:

Se você precisa de mais detalhes sobre o seu processador, você pode acessar as informações geradas pelo Linux Kernel, essas informações ficam armazenadas no diretório /proc e para ter acesso a elas basta executar o comando abaixo:

Terminal
cat /proc/cpuinfo

E não pense que só de processador vive o Linux Kernel, ele também gera e armazena informações sobre memória, partições e IRQs para acessar essas informações basta executar um dos comandos abaixo:

  • Para memória: cat /proc/meminfo
  • Para IRQs: cat /proc/interrupts
  • Para partições: cat /proc/partitions

Comando lshw

Agora, se você quer muitos detalhes, mas muitos mesmo, vamos precisar usar o comando lshw, a sintaxe é muito simples também, confira logo abaixo:

Terminal
lshw

Dica: Se você quiser exportar o resultado do comando para analisar depois, você pode executar a sintaxe abaixo, o comando vai gerar um arquivo html.

Terminal
lshw -html > relatoriohardware2022.html
Prontinho, agora você já sabe coletar informações sobre o Hardware no Linux

Todos os aplicativos para Linux que verificam as informações de hardware, são na verdade apenas a interface de todos estes comandos.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.