Take a fresh look at your lifestyle.

#13 – Administração De Sistemas Linux – Informações de Hardware

Chegou a hora de você saber como listar informações de hardware usando apenas o Terminal, isso mesmo, um bom administrador de Sistemas Linux precisa saber como manusear este item também.

368

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Listar informações de hardware no Linux é basicamente uma tarefa quase que diária de muitos administradores de sistemas Linux, em especial para profissionais que atuam em grandes corporações, ou possuem uma boa gama de clientes. Vamos utilizar apenas o terminal e alguns comandos, não será utilizado nenhuma aplicação com interface gráfica ou algo parecido.

Comando lspci

Vamos sempre usar o comando lspci para visualizar todos os dispositivos no barramento PCI, e caso seja necessário, podemos usar as opções -vv ou -v para mais informações em modo verbose. Mas, não precisa correr para o Google, fizemos um artigo onde explicamos de maneira fácil, o que é o Verbose Mode.

Agora vamos para a sintaxe do comando lspci:

lspci
Você verá uma lista com todos os itens de hardware no barramento PCI, sim, a lista pode ser bem grande!

Comando lsusb

Semelhante ao comando anterior, o comando lsusb vai listar os dispositivos no barramento USB, e assim como o anterior, também podemos usar as opções -v ou -vv para mais informações no famoso modo verbose.

E vamos para a sintaxe do comando lsusb:

lsusb

Comando lscpu

Este comanda é o mais simples, como o nome já sugere, o comando lscpu vai lista informações sobre a CPU.

Sintaxe do comando lscpu:

lscpu

No entanto, se você precisar ir mais a fundo, você pode detalhar informações mais especificas. Veja alguns exemplos:

Se você precisa de mais detalhes sobre o seu processador, você pode acessar as informações geradas pelo Linux Kernel, essas informações ficam armazenadas no diretório /proc e para ter acesso a elas basta executar o comando abaixo:

cat /proc/cpuinfo

E não pense que só de processador vive o Linux Kernel, ele também gera e armazena informações sobre memória, partições e IRQs para acessar essas informações basta executar um dos comandos abaixo:

  • Para memória: cat /proc/meminfo
  • Para IRQs: cat /proc/interrupts
  • Para partições: cat /proc/partitions

Comando lshw

Agora, se você quer muitos detalhes, mas muitos mesmo, vamos precisar usar o comando lshw, a sintaxe é muito simples também, confira logo abaixo:

lshw

Dica: Se você quiser exportar o resultado do comando para analisar depois, você pode executar a sintaxe abaixo, o comando vai gerar um arquivo html.

lshw -html > relatoriohardware2018.html
Prontinho, agora você já sabe coletar informações de Hardware no Linux

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments