Pela distância e dificuldades om o frete, é possível que você nunca tenha adquirido um aparelho de smartphone da empresa espanhola Bq. Sorte sua, pois a Bq, que foi a primeira empresa a fabricar um smartphone com Ubuntu, acaba de anunciar que foi à falência. Pelo menos é isso o que mostram documentos oficiais. A empresa por trás do primeiro Ubuntu Phone de varejo faliu no início deste ano.
A empresa espanhola de hardware Bq (também conhecida como Bq Readers) teve um sucesso moderado na venda de uma variedade de telefones e tablets Android na Europa. No entanto, ela ganhou mais atenção quando reaproveitou vários de seus aparelhos em 2015 para rodar o Ubuntu Touch, mais tarde lançando um par de tablets ‘convergentes’ também.
Primeira empresa a fabricar smatphone com Ubuntu vai à falência
Os primeiros telefones Bq Ubuntu tiveram uma recepção morna. A escassez artificial tornava os aparelhos difíceis de comprar , e o custo comparativamente alto das especificações de baixo custo amortecia o entusiasmo. As vendas também foram (consideravelmente) mais baixas do que o esperado, o que (presume-se) alimentou a decisão da Bq de desistir e a decisão da Canonical de descartar o projeto Ubuntu Phone inteiramente em 2017.
Embora a marca Bq seja (era?) Espanhola, seu hardware era totalmente fabricado na China.
Sendo assim, a Bq recebeu o apoio de uma empresa de hardware vietnamita chamada Vingroup em 2019. Depois disso, a marca Bq foi eliminada em favor dos dispositivos ‘Vsmart’ do Vingroup. Infelizmente, no início deste ano, a subsidiária pediu concordata e a Vsmart não está mais fabricando telefones.
Embora esta notícia não seja muito recente (ou suporte relacionado ao Ubuntu, embora a Bq tenha feito uma impressora 3D com suporte ao Ubuntu), é sempre importante não deixar a informação passar em branco, especialmente para quem se interessa pelo Ubuntu e o mundo open source.
O site oficial do Bq agora está inativo, mas você pode investigá-lo em seu apogeu por meio da Wayback Machine.
Além da Bq, há outros fabricantes de smartphones com algum sistema operacional baseado em Linux. Além disso, é possível instalar diversas distribuições Linux em alguns aparelhos de fabricantes mais tradicionais. Existe a compatibilidade de vários sistemas baseados em Linux que podem rodar em alguns aparelhos. A dificuldade maior estaria na instalação que precisa ser feita manualmente.
Temos disponíveis, por exemplo, o Ubuntu Touch, da Ubports, além de outros como Plasma Mobile, Manjaro, o Pinephone etc.
Via OMG Ubuntu