Canonical amplia suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Para quem usa o Ubuntu como sua principal distribuição Linux, acaba de sair uma ótima notícia. A Canonical está anunciando esta manhã que está estendendo os lançamentos Ubuntu 14.04 LTS “Trusty Tahr” e Ubuntu 16.04 LTS “Xenial Xerus” para uma vida útil de dez anos. Portanto, a Canonical amplia suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos como uma forma de garantir maior segurança aos clientes, sejam eles corporativos ou não. Pelo menos é o que informa o comunicado oficial da empresa.

Por outro lado, o Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 20.04 LTS já estavam em um plano de suporte de dez anos. Portanto, desta vez a Canonical decidiu retroativamente estender 14.04 LTS e 16.04 LTS para dez anos também. Deste modo, eles agora terão suporte até abril de 2024 e abril de 2026, respectivamente.

Canonical amplia suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos

Canonical amplia suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos

Essas versões mais antigas do Ubuntu Long Term Support foram mantidas por um período de cinco anos sob a manutenção de segurança estendida (ESM) da Canonical, oferecida às organizações, enquanto agora eles estão fornecendo dez anos de suporte a clientes pagantes. A única mudança hoje é em torno de 14.04/16.04 LTS com 18.04/20.04 LTS aderindo aos seus já comprometidos ciclos de dez anos.

Em um comunicado à imprensa, a Canonical atribui essa extensão LTS para os lançamentos mais antigos ao fato de oferecer uma melhor economia nas atualizações de infraestrutura por parte de seus clientes e à necessidade crescente de segurança cibernética. O período de manutenção de segurança estendida da Canonical concentra-se em oferecer atualizações de segurança e correções importantes para os clientes, incluindo patching ao vivo de vulnerabilidades de segurança do kernel Linux.

Acabou o suporte?

O ciclo de vida (EOL) marca o fim de todo o suporte. Portanto, desde o dia 30 de abril de 2019 não haveria mais atualizações de segurança, atualizações de pacotes ou atualizações de manutenção para o Ubuntu 14.04 LTS para usuários de desktop ou servidor. Assim, o Ubuntu 14.04 LTS praticamente acabaria após 30 de abril, embora continue funcional. Desde 2012, as versões LTS do Ubuntu tinham suporte de até 5 anos. Porém, isso acaba de mudar.

Embora o suporte para o Ubuntu 14.04 tenha acabado em 30 de abril, há algumas opções para continuar usando o sistema. O sistema operacional continuou funcionando sem maiores problemas. Os repositórios de terceiros também permaneceram fornecendo pacotes para o lançamento (embora poucos o façam).

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.