Linux

29/04/2019 às 07:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ubuntu 14.04 chega ao fim em 30 de abril

Ubuntu 14.04 chega ao fim em 30 de abril

O ciclo de vida (EOL) marca o fim de todo o suporte. Portanto, a partir desta terça-feira, dia 30, não haverá mais atualizações de segurança, atualizações de pacotes ou atualizações de manutenção para o Ubuntu 14.04 LTS para usuários de desktop ou servidor. Simplesmente, o Ubuntu 14.04 LTS praticamente acaba após 30 de abril, embora continue funcional.


Não que alguém devesse ficar surpreso com essa notícia. Desde 2012, cada versão de suporte a longo prazo (LTS) do Ubuntu é apoiada por 5 anos de suporte contínuo, correções de segurança e correções críticas.

Esse benefício de obter ‘band-aids’ constantes, soluções de bugs e pacotes a principal razão  para os lançamentos do Ubuntu LTS serem a escolha preferida de milhões de pessoas. Mas mesmo assim, esse suporte é finito.

Portanto, depois de 30 de abril,  acaba definitivamente o suporte ao Ubuntu 14.04.

Opções ao Ubuntu 14.04

Embora o suporte para o Ubuntu 14.04 termine em 30 de abril,algumas opções para continuar usando o sistema. o próprio sistema operacional continuará funcionando sem maiores problemas. Os repositórios de terceiros podem até continuar fornecendo pacotes para o lançamento (embora poucos o façam).

A Canonical aconselha que os usuários do Ubuntu 14.04 LTS atualizem para uma versão suportada do Ubuntu o mais rápido possível.

Manutenção de segurança estendida

Canonical anuncia lançamento de emergência para o Ubuntu 14.04

Empresas e usuários corporativos que não querem atualizar para uma versão mais recente do Ubuntu agora podem se inscrever no Ubuntu 14.04 ESM (Extended Security Maintenance) através do Ubuntu Advantage.

O ESM é uma solução paga e definitiva projetada para oferecer uma opção aos que gerenciam a infraestrutura no 14.04. Assim, terão um pouco mais de tempo para planejar uma rota de atualização para algo mais novo, como o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS.

site da Canonical fornece mais detalhes sobre o Ubuntu Advantage e o ESM.

Atualizando a partir do Ubuntu 14.04 LTS

Naturalmente, a recomendação a quem usa o Ubuntu 14.04 é atualizar para o Ubuntu 16.04 LTS, que continuará a receber suporte até abril de 2021.

Para um pouco mais de longevidade, sugiro uma nova instalação do Ubuntu 18.04 LTS. Esta versão não só é suportada em 2023, como também oferecerá uma opção de atualização direta para o Ubuntu 20.04 LTS depois que ela for lançada no próximo ano.

Infelizmente não é possível atualizar o Ubuntu 14.04 para 18.04 diretamente.

Ubuntu 16.04 Flavors EOL Too

Ao contrário da versão regular do Ubuntu, a maioria dos lançamentos de sabores, como o Kubuntu 16.04, fornece apenas ‘suporte de longo prazo’ por 3 anos.O Ubuntu 14.04 não é o lançamento do Ubuntu para chegar ao final da vida em abril. Os sabores do Ubuntu baseados no Ubuntu 16.04 LTS ‘Xenial Xerus’ também atingiram a EOL este mês.

A rota oficial de atualização a partir desta versão será para as versões 18.04, com exceção do Ubuntu GNOME, que não está mais disponível.

Via

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.