in

Ubuntu 14.04 chega ao fim em 30 de abril

O Ubuntu 14.04 LTS chega ao fim da vida em 30 de abril de 2019, cinco anos depois de ter sido lançado pela primeira vez.

ubuntu-14-04-chega-ao-fim-em-30-de-abril

O ciclo de vida (EOL) marca o fim de todo o suporte. Portanto, a partir desta terça-feira, dia 30, não haverá mais atualizações de segurança, atualizações de pacotes ou atualizações de manutenção para o Ubuntu 14.04 LTS para usuários de desktop ou servidor. Simplesmente, o Ubuntu 14.04 LTS praticamente acaba após 30 de abril, embora continue funcional.

Não que alguém devesse ficar surpreso com essa notícia. Desde 2012, cada versão de suporte a longo prazo (LTS) do Ubuntu é apoiada por 5 anos de suporte contínuo, correções de segurança e correções críticas.

Esse benefício de obter ‘band-aids’ constantes, soluções de bugs e pacotes a principal razão  para os lançamentos do Ubuntu LTS serem a escolha preferida de milhões de pessoas. Mas mesmo assim, esse suporte é finito.

Portanto, depois de 30 de abril,  acaba definitivamente o suporte ao Ubuntu 14.04.

Opções ao Ubuntu 14.04

Embora o suporte para o Ubuntu 14.04 termine em 30 de abril,algumas opções para continuar usando o sistema. o próprio sistema operacional continuará funcionando sem maiores problemas. Os repositórios de terceiros podem até continuar fornecendo pacotes para o lançamento (embora poucos o façam).

A Canonical aconselha que os usuários do Ubuntu 14.04 LTS atualizem para uma versão suportada do Ubuntu o mais rápido possível.

Manutenção de segurança estendida

Canonical anuncia lançamento de emergência para o Ubuntu 14.04

Empresas e usuários corporativos que não querem atualizar para uma versão mais recente do Ubuntu agora podem se inscrever no Ubuntu 14.04 ESM (Extended Security Maintenance) através do Ubuntu Advantage.

O ESM é uma solução paga e definitiva projetada para oferecer uma opção aos que gerenciam a infraestrutura no 14.04. Assim, terão um pouco mais de tempo para planejar uma rota de atualização para algo mais novo, como o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS.

site da Canonical fornece mais detalhes sobre o Ubuntu Advantage e o ESM.

Atualizando a partir do Ubuntu 14.04 LTS

Naturalmente, a recomendação a quem usa o Ubuntu 14.04 é atualizar para o Ubuntu 16.04 LTS, que continuará a receber suporte até abril de 2021.

Para um pouco mais de longevidade, sugiro uma nova instalação do Ubuntu 18.04 LTS. Esta versão não só é suportada em 2023, como também oferecerá uma opção de atualização direta para o Ubuntu 20.04 LTS depois que ela for lançada no próximo ano.

Infelizmente não é possível atualizar o Ubuntu 14.04 para 18.04 diretamente.

Ubuntu 16.04 Flavors EOL Too

Ao contrário da versão regular do Ubuntu, a maioria dos lançamentos de sabores, como o Kubuntu 16.04, fornece apenas ‘suporte de longo prazo’ por 3 anos.O Ubuntu 14.04 não é o lançamento do Ubuntu para chegar ao final da vida em abril. Os sabores do Ubuntu baseados no Ubuntu 16.04 LTS ‘Xenial Xerus’ também atingiram a EOL este mês.

A rota oficial de atualização a partir desta versão será para as versões 18.04, com exceção do Ubuntu GNOME, que não está mais disponível.

Via

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

iot-canonical-ubuntu-relatorio-internet-das-coisas-vagas-emprego-empresas

As empresas estão em uma guerra para contratar talentos IoT

EXT4 traz novos Ioctls de depuração para Linux 5.4

Kernel 5.1 rc7 lançado. Trabalhos no Kernel 5.2 avançam