in

Suporte ao Ubuntu 14.04 chega ao fim. Quais as opções?

ubuntu-14-04-chega-ao-fim-em-30-de-abril

Os usuários do Ubuntu 14.04 devem ficar atentos ao fim do suporte ao sistema no dia 30 de abril de 2019. Isso significa que não haverá atualizações de segurança e manutenção para usuários do Ubuntu 14.04 além desta data. Assim, quem ainda estiver usando o sistema não obterá atualizações para aplicativos instalados. Além disso, não poderá instalar um novo aplicativo usando o comando apt ou o Centro de Software sem modificar manualmente o arquivo sources.list. Enfim, são muitas as complicações. Porém, há saídas. Neste post, confira que o suporte ao Ubuntu 14.04 chega ao fim. Quais as opções?

Detalhes da versão

O Ubuntu 14.04 foi lançado há quase cinco anos. Essa é a vida de um lançamento de suporte a longo prazo do Ubuntu. Portanto, fique atento qual versão do Ubuntu é utilizada. Se esse for o caso em desktops ou servidores, você pode estar se perguntando o que deve fazer em tal situação.

 

Atualize para o Ubuntu 16.04 LTS (o mais fácil de todos)

atualizar-do-ubuntu-14.04-para-ubuntu-16.04

Se você tiver uma boa conexão com a Internet, poderá atualizar para o Ubuntu 16.04 LTS a partir do Ubuntu 14.04. O Ubuntu 16.04 também é uma versão de suporte de longo prazo e será suportado até abril de 2021. O que significa que você terá dois anos antes de outra atualização.

Primeiramente, para que isso seja feito, leia este tutorial sobre como atualizar a versão do Ubuntu. Embora seja para versões diferentes, as etapas são aplicáveis neste caso também. Para mais detalhes da atualização 14.04 para 16.04 acesse este link.

Faça um backup,  instale o Ubuntu 18.04 LTS (ideal para usuários de desktop)

Ubuntu 18.04.2 será lançado nesta semana

A outra opção é que você faça um backup de seus documentos, músicas, imagens, downloads e qualquer outra pasta onde você tenha mantido dados essenciais que você não pode perder.

Quando digo backup, significa simplesmente copiar essas pastas para um disco USB externo. Em outras palavras, você deve ter uma maneira de copiar os dados de volta para o seu computador porque você estará formatando seu sistema.

Eu recomendaria essa opção para os usuários de desktop. O Ubuntu 18.04 é o atual release de suporte de longo prazo. Assim, ele será suportado até pelo menos abril de 2023. Você tem quatro longos anos antes de ser forçado a fazer outro upgrade.

Pague por manutenção prolongada de segurança e continue usando o Ubuntu 14.04

Canonical anuncia suporte estendido para o Ubuntu 14.04 LTS

Isso é adequado para empreendimento/clientes corporativos. A Canonical, empresa-mãe do Ubuntu, fornece o programa Ubuntu Advantage, no qual os clientes podem pagar por suporte por telefone/e-mail, entre outros benefícios.

Os usuários do programa Ubuntu Advantage também possuem o recurso Extended Security Maintenance (ESM). Este programa fornece atualizações de segurança, mesmo depois de chegar ao final da vida útil de uma determinada versão.

Isso tem um custo: US$ 225 por ano por nó físico para usuários do servidor. Para usuários de desktop, o preço é de US$ 150 por ano. Você pode ver os preços detalhados do programa Ubuntu Advantage aqui.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Instalar programas via Flatpak no Debian

Instalar programas via Flatpak no Debian