O Lumina Desktop Environment, como o desktop licenciado BSD-3 originalmente construído para TrueOS/PC-BSD, mas também encontrado com suporte por outros BSDs e distribuições Linux obtém um novo lançamento raro.
O Lumina Desktop 1.6 como a última versão principal voltou em janeiro de 2020, enquanto este fim de semana trouxe o Lumina Desktop 1.6.1. O Lumina Desktop 1.6.1 é uma atualização muito pequena, com várias correções de bugs, além de incorporar o trabalho de tema posterior à área de trabalho.
Lumina Desktop 1.6.1 lançado com melhorias no tema
O Lumina Desktop 1.6.1 está carregando o trabalho de tema downstream do Projeto Trident, o projeto Linux OS focado em desktop construído sobre o Void Linux. O resto das mudanças na v1.6.1 são bastante modestas.
O Lumina Desktop 1.6.1 está disponível para download no GitHub.
A atualização mais recente do projeto Lumina foi de julho em Lumina-Desktop.org. Esta atualização de status veio depois que o fundador do Lumina Desktop e grande desenvolvedor BSD Ken Moore deixou de manter o desktop.
Além de várias pequenas melhorias no desktop, algumas tarefas maiores à frente deles para o projeto incluem a conversão para CMake para seu sistema de compilação, alternando para o kit de ferramentas Qt6, obter suporte Wayland no lugar, um retrabalho para o código do gerenciador de janelas e outras adições.
As tarefas menores:
Há um monte de coisas para fazer o Desktop funcionar melhor.
- Torne todos os ícones do usuário personalizáveis:
Atualmente, apenas alguns são (Ícone do Menu do Usuário) e todos devem ser capazes de ser redefinidos para o que o usuário desejar.
- Criador do papel de parede:
Um criador de papel de parede simples para tirar qualquer imagem e cortar / zoom para fazer um papel de parede limpo com base em qualquer resolução que você quiser.
- Um widget de pesquisa na web do painel:
Apenas um pequeno widget que é uma caixa de texto onde você pode inserir algo e ele abrirá uma guia do navegador e procurará por essa string. Basicamente, apenas simplifique as várias etapas de abrir um navegador, ir a um mecanismo de pesquisa e, em seguida, pesquisar o que quer que seja.
- Limpe o visualizador de fontes:
Um já existe no meu repositório pessoal, ele nunca foi polido o suficiente para passar para o Lumina.
- Quick Lumina Text View e Quick Lumina Image Viewer:
Eles já existem em meu reapo pessoal, mas como com o visualizador de fonte, eles não são polidos o suficiente. O plano de longo prazo era integrá-los diretamente ao gerenciador de arquivos, mas primeiro precisa ser reescrito. (Veja abaixo)
- Melhorias nos widgets do painel:
Existem muitas esquisitices nos widgets atuais. Provavelmente porque foram algumas das primeiras coisas escritas e não foram alteradas desde então. Alguns têm problemas de dimensionamento, outros só funcionam se o painel for horizontal e enlouquecerão se for vertical. Tudo isso provavelmente seria resolvido se fosse dado uma rápida olhada e projetado melhor. Eu coloquei isso na área de tarefas menores, porque são todas pequenas partes individuais que podem ser feitas individualmente. Também precisamos de alguns novos plug-ins escritos, então isso também se enquadra nisso.
- Torne o tema atual do Trident o tema padrão do Lumina.
- Integre o tema do ícone:
O tema de ícone atual que estamos usando no Trident é GPL, então não podemos simplesmente mesclá-lo como padrão. Eu gostaria de encontrar um designer de ícones que estaria disposto a trabalhar comigo em um tema de ícone simples para o Lumina como padrão. Não seriam muitos ícones, acho que talvez 50 no total. Só quero cobrir o que está no Lumina/Trident e deixar o resto para ser preenchido por um usuário à medida que adiciona seus próprios temas de ícones.
- Traga ‘lumina-notificar’ de volta em:
Este foi um pequeno utilitário que fiz há muito tempo como um substituto rápido para o gtknotify que aprendi a amar quando era um PuppyLinux Dev. Acho que em algum momento ele acabou sendo retirado da compilação e precisa ser trazido de volta, já que o plano era usá-lo para notificações de usuário.
- Site da Lumina:
Não é realmente relacionado à área de trabalho, mas precisa ser atualizado.