Uma demora que custou uma eternidade. Foram pelo menos três anos sem vermos atualizações importantes na distribuição Linux Peppermint OS. Porém, agora finalmente, depois de um longo período, surge o novo Peppermint OS 11 totalmente reformulado, com ambiente de trabalho Xfce e tendo como base o sistema operacional Debian.
Portanto, quase três anos após o lançamento do Peppermint OS 10, finalmente a comunidade responsável pelo desenvolvimento conseguiu terminar a nova versão. Este já foi um dos sistemas operacionais mais populares do mundo Linux. Quem sabe não chegou a hora de retomar esse espaço com o novo Peppermint OS 11?
A maior mudança no Peppermint OS 11 é justamente essa troca do Ubuntu pelo Debian. Mais especificamente, esta versão é construída em cima da versão Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” e vem com a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo.
Outra grande alteração no Peppermint OS 11 diz respeito ao ambiente de desktop. A distribuição passa a ter agora o leve Xfce 4.16 em vez do LXDE, que era o ambiente de desktop padrão das versões anteriores do Peppermint OS.
Peppermint OS 11 surge depois de 3 anos em desenvolvimento e agora baseado em Debian com ambiente Xfce
Há também várias alterações na seleção de software padrão em comparação com a versão do Peppermint OS 10. Por exemplo, Nemo é usado como gerenciador de arquivos padrão em vez de Thunar. Além disso, há um conjunto simplificado de ícones e temas Xfce. Já o Calamares é usado como instalador gráfico padrão em vez do Ubiquity do Ubuntu.
Esta versão também apresenta dois novos aplicativos, o aplicativo Welcome to Peppermint que permite personalizar rapidamente o Peppermint OS instalando software extra e um navegador padrão (não há navegador instalado por padrão), bem como o Peppermint Hub, uma ferramenta que combina Configurações do Peppermint e Centro de Controle para gerenciamento do sistema.
Entre outras mudanças dignas de nota, o lançamento do Peppermint OS 11 introduz o hblock, um bloqueador de anúncios baseado em terminal que você pode ativar ou desativar a qualquer momento, um conjunto mínimo de papéis de parede da área de trabalho e habilita o Num Lock por padrão, o que pode afetar alguns layouts de teclado de laptop.
Você pode baixar o Peppermint OS 11 agora mesmo no site oficial como uma imagem ISO ao vivo e instalável para sistemas de 64 bits. Ao contrário das versões anteriores, a nova descarta o suporte para sistemas de 32 bits mais antigos.