Demorou bastante, porém agora em 2022, o Arch Linux passou a oferecer pacotes específicos para facilitar o processo de depuração de pacotes de software, em vez de ter que recompilar o software com símbolos de depuração incluídos. O Arch Linux anunciou na quarta-feira que agora são fornecidos pacotes de depuração para a distribuição e uma inédita integração Debuginfo.
Até agora, alguns repositórios do Arch Linux estão fornecendo espelhamento de repositório de depuração. No entanto, por enquanto, nem todos os pacotes fornecem opções de pacotes de depuração, mas ainda é um assunto em andamento.
Além disso, símbolos de depuração e suporte de origem estão sendo fornecidos por meio de sua instância debuginfod.
Arch Linux fornece novos pacotes de depuração e integração Debuginfod
O Debuginfod vem ganhando adoção entre as distribuições Linux por facilitar o processo de depuração e evitar que os usuários tenham que instalar uma bagunça de pacotes de depuração localmente. Isso se resume a um servidor web que fornece os dados de depuração sob demanda , conforme solicitado pelo GDB e outro software de depuração. O Debuginfod buscará os dados de depuração e o código-fonte de forma transparente conforme necessário durante a depuração com software suportado pelo debuginfod.
Esse assunto dura pelo menos quase uma década, quando houve solicitações de recursos para fornecer pacotes de símbolos de depuração no Arch. Agora, finalmente, há suporte oficial aos pacotes de depuração para o Arch Linux.
Mais detalhes sobre o Arch Linux agora fornecendo pacotes de depuração podem ser encontrados na lista de discussão do Arch.
Fedora 35 procura usar Debuginfod por padrão
Os engenheiros da Red Hat lideraram o trabalho no Debuginfod para que ele seja capaz de buscar informações e fontes de depuração de servidores centralizados em um projeto para reduzir a necessidade de instalar manualmente os pacotes de depuração relevantes em um sistema. Além disso, o novo recurso permite ocupar espaço em disco extra de um forma mais eficiente evitando, assim, possíveis aborrecimentos. Neste sentido, o projeto Fedora está agora tirando seu servidor Debuginfod do papel e para o Fedora Linux 35 está planejando fazer uso dele por padrão.
O Debuginfod foi implantado no ano passado no GNU Binutils e obteve suporte de empresas como o depurador GNU e outros componentes da cadeia de ferramentas. Debuginfod é muito bom pelas razões mencionadas em torno da obtenção transparente dos dados de depuração necessários e do código-fonte sob demanda, em vez de lidar com a bagunça dos pacotes de depuração.