O OpenMandriva Lx 4.3 foi lançado neste fim de semana. Ela deriva do Mandriva Linux, anteriormente Mandrake. O OpenMandriva Lx 4.3 continua usando a cadeia de ferramentas LLVM/Clang por padrão para compilar pacotes em vez do GCC, como é comum na maioria das distribuições Linux. O objetivo de usar a cadeia de ferramentas LLVM o máximo possível continua sendo uma das diferenças mais importantes do OpenMandriva. Então, isso inclui a opção de um kernel Linux compilado pelo Clang. Porém, isso não é tudo e o OpenMandriva Lx 4.3 acaba de ser lançado com versão ARM de 64 bits, Pipewire por padrão e kernel Linux 5.16.
Assim, garante, por exemplo, o carregamento do kernel Linux 5.16 compilado pelo Clang para fornecer aos usuários suporte de hardware de alto nível. Com o OpenMandriva Lx 4.3, eles completaram sua porta Arm de 64 bits completa, que agora tem sua distribuição funcionando no Raspberry Pi 4 Modelo B, Rock Pi 4 e outros computadores de placa única AArch64. O OpenMandriva Lx 4.3 promove o Arm de 64 bits como permitindo “construir substituições de PC com eficiência energética por menos de US$ 150”.
OpenMandriva Lx 4.3 lançado com versão ARM de 64 bits, Pipewire por padrão e kernel Linux 5.16
O OpenMandriva Lx 4.3 também vem com os mais recentes componentes de desktop KDE. Portanto, usa o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.5, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.90 e KDE Gear 21.12.2, todos compilados contra o Qt 5.15.3 com todos os patches propostos pelo Projeto KDE.
Além disso, o PipeWire se tornou seu servidor de som padrão no PulseAudio. Por outro lado, uma porta para RISC-V está em andamento. Há ainda uma grande variedade de outras atualizações de pacotes de ambientes de desktop para aplicativos comuns.
Os aplicativos atualizados incluem:
- o mais recente navegador da web KDE Falkon 3.2;
- gerenciador de fotos profissional digiKam 7.5;
- software de pintura digital Krita 5.0.2;
- players de mídia SMPlayer 21.10.0 e VLC 3.0.16;
- ferramenta de gravação de tela SimpleScreenRecorder 0.4.3;
- e muitos outros ótimos softwares disponíveis nos repositórios.
Para usuários de GPU AMD, o OpenMandriva Lx 4.3 vem com o driver oficial AMD Vulkan, AMDVLK 2022.Q1.2, como uma alternativa opcional ao driver Radeon Vulkan (RADV) de código aberto. Ele promete melhor desempenho em jogos. Além disso, você encontrará as mais recentes pilhas gráficas do Mesa 21.3.5.
Por outro lado, há uma cadeia de ferramentas atualizada alimentada por LLVM/Clang 13.0.0 como o compilador de sistema padrão. Assim, deve melhorar o desempenho geral do sistema. Isso tudo tem o acompanhamento do compilador GCC 11.2, ferramentas binárias GNU Binutils 2.37, sistema init systemd 249 e o instalador gráfico Calamares 3.2.39.
Você pode baixar o OpenMandriva Lx 4.3 agora mesmo no site oficial. Os usuários existentes do OpenMandriva Lx 4.2 poderão atualizar para a nova versão usando os repositórios “Rock (Stable)”. Confira a página de anúncio de lançamento para mais detalhes.Baixar OpenMandriva Lx 4.3
Então, para fazer downloads de imagens e aqueles que desejam conhecer mais sobre o OpenMandriva Lx 4.3, acesse OpenMandriva.org.
Via 9to5Linux