O novo Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish” da Canonical possui um recurso importantíssimo que não foi tão comentado por usuários e fóruns de debates e notícias. O grande detalhe é que o Ubuntu 22.04 LTS oferece versão beta do kernel em tempo real (ou Real-Time Kernel). Este foi um dos recursos menos comentados e que mostra o fico da empresa para o uso comercial da distribuição Linux. Ao fazer isso, a Canonical está expandindo seu objetivo para tornar o Ubuntu Linux viável no uso industriais e outros que exigem necessidades em tempo real.
Atualmente em beta com o Ubuntu 22.04 LTS existe o kernel linux-realtime. Isso é a compilação do kernel Linux com os patches PREEMPT_RT fora da árvore aplicados. Esta compilação do kernel em tempo real do Ubuntu está sendo fornecida para hardware x86_64 e AArch64. O objetivo aqui da Canonical é reforçar ainda mais o Ubuntu para uso em equipamentos de telecomunicações/5G e outros sistemas industriais com requisitos de baixa latência.
O Ubuntu tem há muito tempo a alternativa de sabor de kernel de baixa latência para sua imagem genérica de kernel Linux. No entanto, eles trouxeram um pouco disso de volta ao pacote genérico e agora estão focando nessa alternativa Linux em tempo real. Enquanto isso, há alguns meses, eles estavam falando sobre sua imagem de kernel de baixa latência como sendo menos intrusiva do que o trabalho PREEMPT_RT. A Canonical falou sobre seu kernel em tempo real no anúncio de 22.04 LTS.
Ubuntu 22.04 LTS oferece versão beta do Real-Time Kernel
A Canonical tem o prazer de anunciar o kernel em tempo real do Ubuntu 22.04 LTS, agora disponível em versão beta. Projetado para atender às necessidades de transformação de rede de telecomunicações para 5G, o Ubuntu 22.04 LTS com kernel em tempo real oferece desempenho, latência ultrabaixa garantida e segurança para infraestrutura crítica. Este novo kernel também serve para utilização em dispositivos sensíveis à latência em automação industrial e robótica.
O trabalho de empacotamento do kernel em tempo real do Ubuntu 22.04 foi feito em cooperação com a Intel – e garantindo que a construção funcione bem nas plataformas Intel, devido aos interesses mútuos da Canonical e da Intel. Em fevereiro, a Intel adquiriu o Linutronix como os desenvolvedores por trás do conjunto de patches PREEMPT_RT.
Nos últimos meses, mais patches em tempo real chegaram ao kernel, enquanto dezenas permanecem fora da árvore. Espero que não demore muito para que todos esses patches em tempo real sejam implementados e, por sua vez, reduzam a carga de manutenção do Ubuntu e de outras distribuições Linux para oferecer compilações de kernel com PREEMPT_RT habilitado. Enquanto isso, no Arch Linux existe há muito tempo linux-rt e linux-rt-lts, entre outras opções semelhantes em outras distribuições Linux selecionadas.
A série de patches RT estável do Linux está disponível no Kernel.org Git , enquanto esperamos que em breve o código consiga ser atualizado.
Via Phoronix