Por dois anos, houve interesse e patches não mesclados para permitir que a infinidade de blobs de firmware do Linux fossem compactados em Zstd para ajudar a economizar espaço em disco. Finalmente, parece que, para o Linux 5.19, o suporte opcional à compactação de firmware Zstd será mesclado. Portanto, o Linux 5.19 vai suportar firmware compactado Zstd.
O kernel Linux continua fazendo maior uso do algoritmo de compactação Zstandard desenvolvido pelo Facebook. Graças em grande parte ao seu desempenho de descompactação de alta velocidade e outros recursos modernos. Desde a compactação transparente do sistema de arquivos até a compactação da imagem do kernel com Zstd, há um uso crescente dela dentro do kernel. Falou sobre o suporte de compressão de firmware Zstd de vez em quando. A compactação da árvore de firmware do Linux com o Zstd tende a ser um pouco maior do que o uso do suporte XZ existente, mas a descompactação ao carregar os arquivos de firmware é muito mais rápida.
Linux 5.19 vai suportar firmware compactado Zstd
Finalmente, para o Linux 5.19, parece que o código de manipulação de compactação de firmware Zstd será mesclado. Greg Kroah-Hartman o colocou na fila do driver-core-next no fim de semana passado. A infraestrutura de firmware compactada com Zstd, bem como os autotestes, são todos enfileirados no driver-core-next antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 5.19 no final de maio.
Este suporte divide o FW_LOADER_COMPRESS existente para ser um botão geral agora com a compressão de firmware XZ movida para um novo botão de FW_LOADER_COMPRESS_XZ enquanto adiciona FW_LOADER_COMPRESS_ZSTD para habilitar este suporte de arquivo de firmware compactado com Zstd. Os arquivos de firmware compactados com Zstd serão carregados automaticamente quando o suporte ao kernel estiver ativado e o arquivo de firmware terminar em .zst.
Linux 5.19 terá suporte para driver do joystick Sense HAT do Raspberry Pi
Enfileirado na próxima ramificação do subsistema de entrada antes do Linux 5.19 está um novo driver para suportar o joystick Raspberry Pi Sense HAT.
O kernel principal do Linux 5.19 está definido para incluir esse driver para lidar com a entrada do joystick do Sense HAT. A Raspberry Pi desenvolveu o Sense HAT como uma placa adicional para a missão Astro Pi que levou o Raspberry Pi e acompanhou o hardware para a Estação Espacial Internacional.
O Sense HAT, porém, pode ser comprado por meio de canais tradicionais de varejo agora como uma placa adicional de US$ 30 para os computadores single board Raspberry Pi.
O Raspberry Pi Sense HAT fornece uma matriz de LED RGB 8×8, um joystick de cinco botões e sensores para giroscópio, acelerômetro, magnetômetro, temperatura, pressão barométrica e umidade. Porém, no caso deste novo driver, trata-se apenas de ser capaz de lidar com o suporte de entrada do joystick do kernel da linha principal como um driver de entrada convencional.
Aqueles que desejam saber mais sobre o Sense HAT podem fazê-lo em RaspberryPi.com. Este código de driver está disponível há muito tempo fora da árvore desde que foi escrito originalmente em 2015. No entanto, agora está finalmente no próximo ramo de entrada graças ao trabalho de vários engenheiros da Red Hat trabalhando neste driver de joystick.
Via Phoronix