Fedora 37 Beta já está disponível para testes

Fedora 41 terá suporte de auto-criptografia dentro de seu instalador
Fedora 37 recebe um lote de novos recursos aprovados


O Fedora 37
 beta foi lançado com sucesso e dentro do prazo como uma versão de teste de desenvolvimento antes do lançamento estável planejado para o próximo mês. Sendo assim, o Fedora 37 Beta já está disponível para testes.

O Fedora 37 traz muitas mudanças, incluindo o desktop GNOME 43 mais recente, componentes atualizados da cadeia de ferramentas do compilador, desativação do suporte ARMv7, uma prévia do novo instalador baseado na web Anaconda, suporte oficial para o Raspberry Pi 4 e muito mais.

Fedora 37 Beta já está disponível para testes.

As várias imagens ISO do Fedora 37 Beta estão disponíveis para download em fedoraproject.org.

Fedora 37 Beta já está disponível para testes

Após o beta pontual de hoje, o plano é esperar que o lançamento oficial do Fedora 37 seja lançado no início de 18 de outubro, caso contrário, a data prevista formalmente planejada é 25 de outubro. 

O Fedora 37 continua na tradição de ser uma distribuição Linux de ponta, porém confiável e polida, especialmente para casos de uso de desktop/estação de trabalho.

Fedora 37 pode ter nova interface de instalação baseada na Web

O instalador existente do Anaconda baseado em GTK deve permanecer a experiência de instalação padrão para o Fedora 37 neste outono, mas uma proposta de mudança foi apresentada com a esperança de ter uma imagem de visualização pública para a interface baseada na web de próxima geração do Anaconda para instalações.

Foi anunciado no início deste ano que a Red Hat está trabalhando em uma interface de usuário baseada na web para o instalador Red Hat Enterprise Linux e Fedora “Anaconda“. Isso acabará substituindo a interface do instalador Anaconda baseada em GTK existente com a intenção de que a nova interface do usuário seja mais moderna e atualizada. 

A interface do usuário da Web também se baseia no projeto Cockpit da Red Hat para uma boa integração e também pode ajudar com casos de uso de instalação remota e similares, graças ao fato de ser baseada em navegador.

A interface web do Anaconda está sendo construída usando o sistema de design de código aberto PatternFly e aproveitando o Cockpit. Para o Fedora 37, o plano é oferecer uma versão pública de uma imagem de instalação de pré-visualização com esta nova IU da Web do Anaconda com acesso remoto e local. A imagem de instalação também seria atualizada à medida que a interface do usuário de instalação amadurecesse:

“Nosso objetivo é ter a imagem disponível para download logo após o lançamento do F37 (para que a carga útil do tar possa conter o conteúdo final do lançamento do F37) e, em seguida, atualizada automaticamente em intervalos regulares. Dessa forma, o desenvolvimento bastante ativo da interface do usuário da Web será refletido na imagem de instalação atualizada, bem como em qualquer feedback e PRs da comunidade.”