Martin Stránský, mantenedor do Firefox contratado pela Red Hat, liberou para o Fedora 28, uma atualização do Firefox 60 que inclui uma nova versão do software com backend nativo para o Wayland.
Mas antes que vocês se anime com o lançamento, que coloca o navegador em maior compatibilidade com as tecnologias do protocolo, saiba que o firefox-wayland ainda não apresenta vantagens visíveis para a utilização diária.
Num fórum sobre Fedora, no Reddit, os usuários estão apontando alguns problemas como:
- Erros de escalonamento em telas Hidpi;
- As funções de copiar e colar não funcionam do navegador para outro aplicativo (mas arrastar e soltar é uma opção possível);
- O Webgl está desativado devido a erros;
- Alguns atalhos de teclado não funcionarão, a interface de alguns players de vídeo, como o do Youtube, ficam piscando;
- E o navegador pode não iniciar, caso tenha uma configuração personalizada, exigindo um reset para as configurações padrões do Firefox.
Apesar destes problemas, esta é uma iniciativa importante, justamente porque ao aumentar o número de utilizadores desta versão, se espera também o aumento do número de bugs reportados, possibilitando mais informações para que os desenvolvedores coloquem o Firefox-wayland com a mesma paridade de funcionamento de sua versão no Xorg/Xwayland.