Os iPhones USB-C se tornarão obrigatórios a partir de 2024 para todos os modelos vendidos na Europa, já que a União Europeia chegou a um acordo sobre uma porta de carregamento comum para todos os smartphones.
Sem nenhuma surpresa, o Conselho de Ministros ratificou a votação anterior, que é o passo final necessário para se tornar lei. Agora, basta assinar e publicar para entrar em vigor.
Antecedentes da lei que obrigará a Apple a inserir entrada USB-C em seus iPhones vendidos na Europa
O objetivo principal da lei é a redução do desperdício de energia elétrica, já que os consumidores descartam carregadores e/ou cabos de telefone quando adquirem um novo telefone.
Quando a ideia da lei foi apresentada pela primeira vez, a porta mais comum era a microUSB o que não era a melhor opção. Isso era unidirecional e extremamente complicado. Agora, porém, o padrão será a porta USB-C, que já foi adotada pela maioria dos smartphones Android premium e mid-market.
Os legisladores dos EUA também manifestaram apoio a essa abordagem, afirmando que reduziria os custos ao consumidor e mitigaria o lixo eletrônico.
Apple e a produção de iPhone USB-C
Embora a lei efetivamente force a Apple a mudar as portas do iPhone de Lightning para USB-C pelo iPhone 16, parece provável que a empresa já tenha feito a mudança de qualquer maneira. A empresa iniciou a adoção do USB-C para Macs em 2015, com o MacBook de 12 polegadas.
O iPad mudou de Lightning para USB-C em 2018, com os modelos iPad Pro de 11 e 12,9 polegadas. Isso deixou o iPhone como o único produto principal da Apple com um soquete Lightning.
Como o iPhone manteve o conector mais antigo por anos após a adoção do USB-C no Mac e iPad, alguns suspeitavam que continuaria assim até o primeiro modelo sem porta. No entanto, Ming-Chi Kuo informou no início deste ano que a Apple faria a mudança para USB-C no iPhone 15.
Uma melhoria na especificação USB4 anunciada no mês passado fornece outro incentivo para o switch, oferecendo velocidades de transferência de dados de até 80 GBps.
Lei é aprovada com esmagadora maioria
Como esperado, a lei foi facilmente aprovada pelo Parlamento .
A nova lei, adotada pelo plenário na terça-feira com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções, faz parte de um esforço mais amplo da UE para reduzir o lixo eletrônico e capacitar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis.
Ele se estende não apenas aos smartphones, mas a toda uma gama de outros dispositivos.
A lei também se aplicará a laptops a partir de 2026, mas a Apple, é claro, já está bem à frente disso. Embora os modelos mais recentes tenham portas de carregamento MagSafe, eles também podem ser carregados via USB-C.