A distribuição Arch Linux já dez alterações e vai incrementar o vm.max_map_count para ajudar o Steam Play Games e outros softwares importantes. Assim, o Arch segue os mesmos passos de outras como o Ubuntu 24.04 LTS, Fedora 39 e mais distribuições Linux recentes aumentando seu padrão vm.max_map_count para satisfazer alguns jogos do Windows rodando sob o Steam Play (Proton) da Valve e outros softwares com uso intensivo de memória. Portanto, o Arch Linux também está aumentando seu valor padrão.
O valor sysctl vm.max_map_count controla os limites do sistema operacional no número máximo de áreas de mapa de memória (mmap) que um processo pode ter. A maioria dos softwares não usa muitos mmaps que o padrão 65k é bastante adequado para a grande maioria dos softwares de espaço do usuário lá fora. Mas existem alguns jogos do Windows rodando no Linux via Steam Play (Proton), esse limite pode realmente ser excedido – DayZ, Hogwarts Legacy, Counter Strike 2 e outros jogos.
Arch Linux incrementa vm.max_map_count para ajudar o Steam Play Games
Para melhorar a experiência pronta para uso para jogos Linux e outros softwares, várias distribuições Linux têm aumentado seu limite padrão de vm.max_map_count. No caso do Arch Linux, eles agora estão avançando e aumentando o valor de 65.530 para 1.048.576. Conforme anunciado hoje na lista de discussão do Arch Linux:
“O parâmetro vm.max_map_count será aumentado do valor padrão ‘65530’ para ‘1048576’. Essa alteração deve ajudar a resolver problemas de desempenho, travamento ou inicialização de vários aplicativos com uso intensivo de memória, particularmente para (mas não limitado a) alguns jogos do Windows jogados por meio do Wine/Steam Proton. No geral, os usuários finais devem ter uma experiência mais suave fora da caixa, sem preocupações expressas sobre possíveis desvantagens na proposta relacionada na lista de discussão arch-dev-public.Esse aumento ‘vm.max_map_count’ é introduzido na versão ‘2024.04.07-1’ do pacote do sistema de arquivos e entrará em vigor logo após a atualização.”
O limite sysctl vm.max_map_count ainda pode ser substituído pelo usuário, se assim desejar.