Extensão do GNOME permite uso do Google Gemini AI no Ubuntu

Extensão do GNOME permite uso do Google Gemini AI no Ubuntu

A extensão do GNOME permite uso do Google Gemini AI no Ubuntu. O acesso é possível a partir da versão do Ubuntu 22.04 LTS ou posterior. Assim, essa extensão permite acessar o chatbot Google Gemini AI diretamente do seu desktop sem precisar de um navegador da web. Trata-se de E uma pequena extensão do GNOME Shel.

extensão Gemini AI ChatBot GNOME Shell (não oficial do Google) oferece acesso rápido e sob demanda ao Google Gemini a qualquer momento, direto do applet que adiciona ao painel superior — sem necessidade de abrir um navegador da web ou iniciar um aplicativo autônomo.

Gemini (anteriormente conhecido como Bard) é uma IA generativa desenvolvida pelo Google para rivalizar com ChatGPT, Microsoft CoPilot e grandes modelos de linguagem. Assim como esses, ele responde a perguntas, realiza tarefas e pode gerar, traduzir, corrigir e resumir textos.

Como acontece com outros chatbots, a “inteligência” oferecida é muito humana, no sentido de que é feliz em inventar fatos, compartilhar respostas erradas confiantes (e dobrar a aposta) e, como acontece com muitos de nós sacos de carne reais, basear nossa visão de mundo em dados desatualizados.

Falhas à parte, a IA pode ser uma ajuda poderosa se usada de forma correta, competente e cuidadosa, ou seja, como um assistente e não como um oráculo.

Acesse o Gemini AI no Ubuntu

Para usar a extensão Gemini AI Chatbot GNOME Shell, você precisará gerar uma chave de API Gemini AI (gratuita para uso pessoal) no site do Google AI Studio.

Mas há um pequeno problema no fato de que o Google AI Studio não está disponível no Reino Unido ou nos Estados-membros da UE no momento (devido a regulamentações pendentes de IA).

O Google AI Studio está disponível nos EUA, Brasil, Nova Zelândia, Austrália, México, África, Dependências da Coroa Britânica (!) e em outros países. Se sua traseira estiver estacionada em uma localidade compatível, você está pronto para ir.

No site do Google AI Studio:

  1. Faça login com uma Conta do Google
  2. Clique no link “Obter chave de API”
  3. Clique no botão “Criar chave de API”
  4. Copiar a chave

Pagar pelo Google Vertex? Você pode usar uma chave de API Vertex com essa extensão em vez de uma chave Gemini. Como a Vertex é capaz de pesquisar na internet ao vivo, ela oferece as informações mais atualizadas do que o chatbot gratuito Gemini, que é treinado em conteúdo antes de 2024.

Com sua chave de API anotada, você pode ir em frente e instalar a própria extensão.

Enquanto a extensão Gemini AI ChatBot GNOME funciona nas versões 42 e acima do GNOME (ou seja, Ubuntu 22.04 LTS e acima), um bug impede que a extensão seja carregada no GNOME 46 (24.04), então uma solução alternativa é necessária até que o desenvolvedor emita uma atualização.

Para a maneira mais fácil e eficiente de pesquisar, instalar e gerenciar extensões do GNOME Shell no Ubuntu, você deve instalar o aplicativo Gerenciador de Extensões, disponível via App Center (defina o filtro de pesquisa como DEB) ou do Flathub (se você quiser a versão mais recente).

Para instalá-lo a partir da linha de comando:

Terminal
sudo apt install gnome-shell-extension-manager

Então:

  • Abra o Extension Manager
  • Pesquisar “Gêmeos AI”
  • Clique no resultado (de Arda F)
  • Acertar instalar

Se você estiver no Ubuntu 22.04 LTS até 23.10, você pode então ir em frente digite sua chave de API:

  • Clique no logotipo “Gêmeos” no painel superior
  • Clique no ícone de engrenagem para abrir a caixa de diálogo de configurações
  • Insira sua chave de API Gemini AI

Extensão do GNOME permite uso do Google Gemini AI no Ubuntu

Salve as configurações, clique no applet novamente e insira uma pergunta/consulta/prompt no campo de entrada para iniciar uma conversa com o Gemini. Você pode copiar uma resposta para sua área de transferência clicando nela.

As respostas da IA são tão boas quanto a pergunta

Desbloquear o potencial em chatbots de IA requer uma “engenharia rápida” cuidadosa e qualificada.

Pegue o excesso de descrições do eBay “geradas por IA” e análises de produtos da Amazon que demonstram as desvantagens da geração passiva de “um clique”: uma sequência cognitiva de palavras que são leves em substância e pesadas em spiel de marketing enjoativo.

Aqui está uma descrição gerada por IA que vi no eBay para um monitor danificado (!) : “… Desejável por suas duas linhas verticais, vários pixels mortos e tela de vidro rachado distinto, este monitor certamente adicionará um toque único à sua experiência de visualização”.

Suponho que a IA generativa do eBay lançaria um CRT aplaudido que não funciona mais como “eco-friendly”… Sarah Connor não precisa sair da cama ainda, né?

Então, sim: todos os cuidados padrão se aplicam re: AI. Não tome as respostas como sacrossantas ou precisas, verifique qualquer informação que você compartilhe/publique em outro lugar, não assuma que o código gerado funciona e, para obter melhores resultados, use sua própria inteligência para editar, refinar e corrigir a saída da IA.