Em breve, poderá ser mais simples instalar seus aplicativos favoritos do Windows no Linux. Tudo graças a um projeto que começa a ser desenvolvido: o Winepak, que seria inspirado no Flatpak. O principal objetivo seria empacotar os aplicativos Wine para acesso mais rápido e livre de problemas. Portanto, o Winepak vai facilitar instalação de aplicativos Windows no Linux
Então, ao invés de ter que sair e encontrar o instalador, abri-lo com o Wine e cumprir as várias etapas necessárias para instalá-lo corretamente, basta baixar um aplicativo do Winepak. Hoje, as alternativas giram em torno do Wine e PlayonLinux, por exemplo.
O anúncio no site do Winepak é bem claro: “Encontre os aplicativos do Microsoft Windows que você deseja pesquisando o repositório winepak, seja pelo centro de software ou pelo terminal. O Winepak instala arquivos personalizados de desktop e appdata, integrando-se perfeitamente ao seu desktop.”
Foco na simplicidade
Recentemente, o Flatpak anunciou uma atualização para tornar o processo de escolha e download dos aplicativos mais rápido e seguro. Além disso, outro dado interesante é que o Winepak pode ser instalado a partir do Flatpak. Veja na imagem abaixo um tutorial de instalação do Winepak que está na página do projeto.
Embora o projeto mal tenha começado, vários jogos já estão disponíveis no Winpo, incluindo Fortnite, Overwatch e World of Warcraft. Contudo, eles ainda não funcionam. Também está disponível o Internet Explorer 8. Alguns jogos e aplicativos dependem de extensões específicas do Wine ou scripts de específicos sendo executados. O Winepak poderia automatizar esta inclusão.
Muitos aplicativos e jogos têm licenças que permitem algum tipo de redistribuição e/ou re-embalagem; para outros não há nada que impeça o arquivo de ser instalado a partir de um instalador oficial. É o caso de aplicativos como Spotify e Steam no Flatpak.
Existem planos para fornecer uma loja virtual para navegar pelos “Winepaks” disponíveis sem usar aplicativos como GNOME Software ou KDE Discover.
Do mesmo modo que no Flatpak, deve ser possível instalar aplicativos Wine em várias distribuições Linux, do Ubuntu ao Arch, tudo a partir deste repo.
Outra forma de rodar aplicativos do Windows em sistemas operacionais Linux e até em Chrome OS é com o uso de um software comercial (pago, grátis para testar por 14 dias) chamado de Crossover, da empresa Codeweavers.