Linguagem de programação Ruby 2.6.0 recebe sexta atualização

Linguagem de programação Ruby 2.6.0 recebe sexta atualização
Linguagem de programação Ruby 2.6.0 recebe sexta atualização

Após um ano de desenvolvimento, o lançamento do Ruby 2.6.0, é publicado.  Esta linguagem é caracterizada pela alta eficiência no desenvolvimento de softwares. Além disso, incorpora as melhores características de Perl, Java, Python, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp. Então, confira neste post que a linguagem de programação Ruby 2.6.0 recebe sexta atualização.

O código do projeto é distribuído sob as licenças BSD e “Ruby“, que se refere à última licença GPL e é totalmente compatível com a GPLv3.

O Ruby 2.6 é o sexto maior lançamento, preparado como parte de um processo de desenvolvimento planejado. Esta versão, portanto, foi trabalhada por um ano. Ela traz melhorias no funcionamento e cria versões corretivas a cada 2 ou 3 meses.

Principais novidades do Ruby 2.6.0

Linguagem de programação Ruby 2.6.0 recebe sexta atualização

Com esta nova versão do Ruby, uma implementação experimental do compilador JIT foi adicionada. Assim, permite melhorar significativamente o desempenho dos aplicativos na linguagem Ruby.

Para ativar o JIT, você deve especificar a opção “-jit” ao iniciar o ruby ou configurar esta opção na variável de ambiente RUBYOPT.

Em comparação com o Ruby 2.5, a inclusão do JIT é em média 1,7 vezes melhor que o desempenho de aplicativos com uso intensivo de CPU.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento ainda é experimental e está mal adaptado para cargas associadas ao trabalho intensivo com memória.

Outros melhoramentos que foram obtidos neste liberação foi o módulo experimental RubyVM :: árvore sintática abstrata.

Agora você pode usar o alias “#then” para acessar o método “Kernel # yield_self”. Para os métodos “Array # |” e “Array # -” ele sugeriu aliases mais legíveis “Array # union” e “Array # Difference”.

Os nomes das constantes agora podem começar com letras maiúsculas que não são ASCII.

Um suporte também foi fornecido para Heap transitório, destinado a objetos com uma vida útil curta usando classes específicas (Array, Hash, Object, Struct).

Por exemplo, graças a isso, a criação de hashes pequenos e de curta duração agora é feita duas vezes mais rápido. O teste rdoc mostrou um aumento no desempenho de 6-7%.

Para aumentar o desempenho das mudanças de contexto, implementações nativas são propostas para as arquiteturas arm32, arm64, ppc64le, win32, win64, x86 e amd64. “Fiber.yield” e “Fiber # resume” em sistemas Linux de 64 bits agora são executados quase 5 vezes mais rápido.

Em geral, programas pesados mostram um aumento de 5% no desempenho.

Melhorias no Ruby 2.6.0

  • Uma atualizada versão de RubyGems 3.0.1 foi recebida. Já as opções de suporte “ri” e “-rdoc” foram descontinuados, em vez de qual deve usar “-document” e “No-document” .
  • O empacotador agora é instalado por padrão para gerenciar dependências de gem.
  • Adicionado suporte para intervalos inacabados, por exemplo, “ary [1 ..]” ou “(1 ..). Each {…} “.
Do mesmo modo, podemos destacar:
  • A opção de exceção foi adicionada ao método do sistema Kernel # para gerar uma exceção em caso de erro, em vez de retornar false.
  • O modo oneshot foi adicionado ao módulo de cobertura, que verifica se cada linha está sendo executada pelo menos uma vez.
  • A classe Enumerator :: Chain e os métodos “Enumerable # chain” e “Enumerator # +” implementados nela são adicionados para criar strings de valores enumerados.
  • Suporte para os operadores “<<” e “>>” foi adicionado aos módulos Proc e Método, por exemplo, a construção “(f << g) .call (3)” é idêntico a “f (g ( 3)) “.

Como instalar Ruby 2.6.0 no Linux?

Então, para obter essa nova versão do Ruby, basta abrir um terminal em seu sistema e digitar um dos seguintes comandos

Debian, Ubuntu e derivados
sudo apt-get install ruby-full
CentOS, Fedora e RHEL
sudo yum install ruby
Gentoo
sudo emerge dev-lang/ruby
Arch Linux, Manjaro, Antergos e derivados
sudo pacman -S ruby
openSUSE
sudo zypper install ruby